Comissão Diocesana de Liturgia de Quixadá realiza encontro com os Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão


 


    “Eles o reconheceram ao partir do pão (Lc 24, 31-32)”. Motivados por essa palavra que regeu o dia de encontro direcionado aos  Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística de toda diocese, nesse dia 23 de março de 2019 sábado no Centro de Pastoral em Quixadá. O Encontro foi marcado pela calorosa acolhida da comissão diocesana  de liturgia que conduziu o louvor, oração das laudes e adoração ao Santíssimo Sacramento.


 


      A primeira colocação  Pe. Felipe Costa (Vigário na Paróquia São Francisco – Quixeramobim) trouxe uma reflexão sobre  a passagem do evangelho de São Lucas, levando  os presentes a pensarem um pouco mais sobre o valor o pão Eucarístico e o valor do pão da Palavra; tocou no ponto da necessidade de testemunho de vida para ser canal da graça a onde fossem: “porque só a experiencia real e sincera com o amor de Deus fará a missão ser  proveitosa, ter sentido e irradiar a luz do Senhor”. Mostrou de outro ângulo o caminho de Emaús, que foi para os discípulos como uma terapia da esperança, as palavras de Jesus no caminho com eles foi como remédio para a decepção e cura das feridas  pela não ressurreição do mestre. Todo cristão deve e precisa fazer a experiência do caminho, caminho com Jesus. Destacou que é na comunidade de fé (Igreja) que faremos essa experência, de conhecer, viver e caminhar juntos olhando sobretudo a passagem da aparição de Jesus aos discípulos após a ressurreição na qual Tomé não estava presente e não acreditou; foi na comunidade de fé que Jesus novamente apareceu e Tomé dessa vez estava junto aos seus e pode fazer a experiência do ver e tocar o ressuscitado. É na comunidade de fé que cresce o amor e a alegria do serviço a Deus.

Seguiu-se o encontro com momento de deserto, oração pessoal, confissões em seguida  almoço.



      Na parte da tarde o Professor Rudy Albino Assunção (Unicatólica de Quixadá) trouxe as orientações sobre as funções dos ministros e de uma forma criativa e pedagógica apresentou o que os documentos da igreja indicam no que se refere a distribuição da Santa Comunhão na missa, aos doente e idosos e demais orientações.

Concluindo o dia, se deslocando para a Catedral Jesus Maria José onde juntos participaram da Santa Missa presidida por Dom Angelo Pignoli onde na qual aconteceu a renovação e investidura dos novos MESCE. Graças e louvores sejam dados a todo momento, ao Santíssimo e Diviníssimo sacramento, presente na igreja como tesouro ao alcance de tantos, e pelos diversos serviços e ministérios para o benefício do povo de Deus.