Comissão para Juventude reúne conselhos de juventudes no Regional NE 1


A Comissão Episcopal Pastoral para Juventude do Regional Ne1 recebeu no último sábado, 28 de abril, a visita de Dom Vilsom Basso, Bispo de Caxias-MA e atual presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB-CEPJ, o qual é responsável pela missão de acompanhar e animar a evangelização da juventude no Brasil. O momento aconteceu no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja, situado na rua Rodrigues Junior, 300, Centro, Fortaleza-CE.




Este encontro tinha como proposta principal a apresentação do projeto “Ide e pregai o evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15), o novo projeto que se desenvolverá nos anos de 2018 a 2020, período em que estaremos vivendo a preparação, realização e acolhimento das conclusões do Sínodo dos Bispos: “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”.


 


Confira como foi a nossa programação:


08:30h – Café da manhã

09:00h – Acolhida – (Pastoral do Meio Popular – PJMP)

09:30h – Oração inicial (Setor Diocesano de Tianguá)

10:00h – Palavra do Bispo referencial (Dom Vasconcelos)

10:30h – Apresentações dos Relatórios sobre a caminhada como setor Diocesano, Movimentos e PJs (Desafios, alegrias e metas). 

12:00h – Almoço

13:00h – Retorno – Dinâmica – (Setor Diocesano de Quixadá)

Apresentação do Projeto “Ide e pregai o evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15).

Sínodo dos Jovens – Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional.

Apresentação do Calendário anual CEPJ 2018. 

17h – Encerramento Santa Missa


 


O encontro mobilizou as lideranças e suas respectivas representações juvenis dentro do Estado, Pastorais das Juventudes (PJ, PJR, PJMP, PJE), Setores Diocesanos, Movimentos Eclesiais, Serviços, Novas Comunidades, Congregações Religiosas, Institutos Juvenis, Juventude Missionária (POM), Organização Eclesial, Regiões Metropolitanas e representantes que atuam na Evangelização Juvenil e estão articulados, no mínimo, em cinco dioceses do regional Ne1.


Estavam conosco neste momento alguns Assessores Eclesiásticos: Pe. Mailson, Diocese de Crateús; Pe.Gil, Diocese de Iguatú; Pe. João Batista, Diocese de Itapipoca; Pe. Pablo, Diocese de Quixadá; Pe. Leonardo, Arquidiocese de Fortaleza; Pe. Marcos, REM da Assunção; Pe. Edson, REM Nossa Senhora dos Prazeres; Pe. Domício, Diocese de Sobral; Frei Julio, Diocese de Tianguá, Irmã Rosália Alencar Alves, secretária executiva do Regional e Dom Vasconcelos, Bispo da Diocese de Sobral e atual presidente da Comissão.

Encerramos o encontro conforme o horário previsto, às 17h, e saímos com os corações cheios de alegria e esperança, certos de que a semente foi lançada e que é hora de sair em missão, pois Jesus nos envia e o Papa Francisco nos quer uma “Igreja em saída”.


 


Por: Claima Aguiar 

Secretaria da Comissão CEPJ NE 1


Fotos: Setor de Comunicação NE 1