CONSEP: Comissões: Ação Missionária e Animação Bíblico-Catequética fizeram apelos


Comissões: Ação Missionária e Animação Bíblico-Catequética fizeram apelos


Na tarde desta terça-feira, 22 de maio, no turno da tarde de trabalho do Consep, duas comissões episcopais apresentaram relatos de suas próximas ações em favor da animação da ação evangelizadora no Brasil. A Comissão para a Ação Missionária e para a Cooperação Intereclesial apresentou projeto de trabalho que tem por objetivo elaborar um Programa Missionário Nacional e a Comissão para Animação Bíblico-Catequética, entre vários assuntos, recordou a importância de se apoiar e divulgar a 4ª Semana Brasileira de Catequese que será realizada em novembro, no Convento dos Jesuítas, em Itaici, no município de Indaiatuba (SP).


Programa Missionário Nacional


Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial, explicou aos colegas do Consep e aos demais participantes da reunião o trabalho que está sendo feito em todo o País para a elaboração de um Programa Missionário Nacional. Fruto de decisão do Conselho Missionário Nacional (Comina), tomada na última assembleia realizada em Brasília no último mês de março, o Programa responderá a uma “necessidade de que a ação missionária na Igreja do Brasil tenha diretrizes fundamentais a partir da construção coletiva“.


O presidente da Comissão disse ainda que este ano de 2018 será um tempo para “aprovação metodológica, construção coletiva por meio da escuta dos regionais da CNBB e sistematização das informações”. E para o próximo ano ficaria a expectativa de aprovação do Programa que tem como previsão de realização pelo período de quatro anos (2019-2022).


Dom Esmeraldo adiantou que a proposta metodológica do Programa Missionário Nacional conta com a indicação das seguintes premissas: respeito as realidades, isto é, a construção do programa deseja potencializar a ação missionária no País, fortalecendo ações exitosas já existentes e não finalizando ou fragilizando projetos em andamento nas dioceses e regionais; que seja participativo e isso quer dizer que o presente processo almeja a participação do maior número possível de pessoas envolvidas na atuação missionária nos âmbitos local, regional e nacional; na metodologia, considera-se a necessidade de abertura para a novidade, novos olhares e novos processos e disponibilidade para a mudança do que está estabelecido; Constante diálogo durante  o processo de construção com quem está envolvido na temática missionária; e construção coletiva de todo o processo.


4ª Semana Brasileira de Catequese


Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, destacou para os bispos a necessidade de uma maior divulgação em todas as dioceses da 4ª Semana Brasileira de Catequese.


O Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (Grebicat) tem trabalhado o documento 107 da CNBB intitulado “Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para formar discípulos missionários” e o diálogo sobre a recepção e repercussão do mesmo no cenário nacional. A intenção é a de que o grupo considere todo esse trabalho realizado em vários cantos do País para ajudar nas reflexões durante a Semana Brasileira de Catequese, que será realizada em Itaici, de 14 a 18 de novembro de 2018.


A última Semana Brasileira de Catequese, realizada entre os dias 6 e 11 de outubro de 2009, também em Itaici, teve como tema Iniciação a Vida Cristã em sintonia com o Ano Catequético Nacional, que teve como tema “Catequese, Caminho para o Discipulado” e o lema “Nosso Coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão”. Ambos sob a inspiração dos Discípulos de Emaús. (Lc. 24,13-35).


Segundo a teóloga Maria Leda S. Martins Santana, “foi uma semana intensa e uma riqueza imensa em tudo o que foi mostrado e apresentado por cada assessor. Não se trata de uma sinopse da Semana, tamanha foi a riqueza dos conteúdos, mas uma pincelada dos pontos abordados. Nas linhas gerais dos assessores, três a quatro pontos foram destacados e enfatizados: a Palavra, a Leitura Orante da Bíblia, o Discipulado e a Missão“.