CONSEP: reunião nos dias 23 e 24/10


 


 


Reunião nos dias 23 e 24/10


Nos próximos dias 23 e 24 de outubro acontece a 22ª reunião do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a última do ano, na sede da entidade em Brasília (DF).


Segundo o estatuto da entidade, cabe ao Conselho, constituído pela presidência da CNBB e os bispos que presidem as comissões episcopais pastorais, promover a pastoral orgânica da Igreja, em âmbito nacional e também operar como um órgão executivo das decisões pastorais da Assembleia Geral e do Conselho Permanente.


Na pauta, os bispos vão aprofundar a análise da conjuntura brasileira, a Campanha da Fraternidade 2020, cujo tema é Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso; proteção de dados pessoais da Igreja no Brasil; Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja 2019-2023; e o Sínodo dos Bispos, entre outros.


Durante a reunião, também haverá o comunicado da ação que vem desenvolvendo as Comissões Episcopais Pastorais e dos organismos da Igreja no Brasil, bem como será destinado um momento para reunião dos presidentes das comissões com seus respectivos assessores.


O grupo de Assessores das Comissões Episcopais Pastorais da CNBB se reúne no dia 22/10, um dia antes da reunião do Consep, para discutir temas como a orientações sobre o processo informatizado de prestação de contas da CNBB, regulamentos e normas da sede da CNBB para assessores, visita ao prédio sede da CNBB que está em reforma.


O grupo ainda vai estudar o documento: “Assessor da CNBB” e se debruçará sobre as propostas para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023. O padre Danilo Pinto Santos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura partilhará sua experiência como assessor na CNBB.