Coordenadores da Pastoral da Comunicação de dez regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram em São Paulo de 2 a 4 de novembro. Este foi o primeiro encontro após a eleição da coordenação nacional, durante o 6º Encontro Nacional da Pascom, no último mês de julho, em Aparecida. O encontro contou com a assessoria do Pe. Manoel Filho, da Arquidiocese de Salvador e coordenador nacional da Pastoral do Turismo.
No início do encontro, os participantes receberam uma saudação por vídeo de Dom Darci José Nicioli, CSsR, arcebispo de Diamantina e presidente da Comissão Episcopal para Comunicação da CNBB. Dom Darci enfatizou a importância do momento para a articulação da Pascom e pediu que fossem pensadas ações para mostrar o rosto caritativo da Igreja. Na sua reflexão, Pe. Manoel apontou luzes para pensar a Pastoral da Comunicação no contexto contemporâneo e enfatizou a missão do comunicador católico de contar histórias e ser um agente preocupado em semear esperança.
O coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, e a secretária nacional da Pascom, Patrícia Luz, conduziram os demais momentos da reunião. Foram discutidos os princípios para a criação do regimento da coordenação da Pascom, à luz do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e do Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação. Também refletiu-se sobre os encontros de comunicação existentes (Encontro Nacional da Pascom e Mutirão Brasileiro de Comunicação), as escolas de comunicação e o planejamento para o ano de 2019. O assessor da Comissão Episcopal para a Comunicação, Pe. Antônio Xavier, acompanhou todo o processo.
Por: Marcus Tullius – Coordenador Nacional da Pascom
Fotos: Alex Ferreira – Pascom NE 1