CRB: “Celebrar o Dia Mundial da Vida Consagrada é uma ocasião de festa, de compromisso”


 


 


CRB: “Celebrar o Dia Mundial da Vida Consagrada é uma ocasião de festa, de compromisso”


Na festa da Apresentação de Jesus no Templo, a Igreja celebra o Dia Mundial da Vida Consagrada. A data foi estabelecida em 1999, pelo então papa João Paulo II, após a publicação da Exortação Apostólica Pós-sinodal “Vita Consecrata” que versa, entre outras coisas, sobre todos os dons e carismas para a construção da missão da Igreja no mundo. Esse ano, em sua 22ª edição, a temática principal a ser refletida é “as vocações que anunciam a alegria do Evangelho e o amor de Deus”.



Na foto, a presidente da CRB, irmã Maria Inês


Como forma de agradecimento e de oração pelo dom das vocações, o portal da CNBB entrevistou a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês sobre o tema. A religiosa conversou com a assessoria de imprensa da CNBB antes de viajar para o Vaticano, onde cumprirá uma agenda pessoal. Vale lembrar que, para celebrar a data, o papa Francisco presidirá, na Basílica de São Pedro, uma missa com os membros dos Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.


Quais os desafios para a vida consagrada hoje no Brasil?


Os desafios da vida consagrada hoje, no Brasil, são também oportunidades. Numa época de pós-modernidade, pós-racionalidade, pós-política, pós-humano, pós-verdade, em que se tem a sensação de desmoronamento e corrupção generalizada, intensificam-se esforços em linha tradicional e fundamentalista, segundo uma ordem conservadora, em todas as áreas e instituições.  Aceleram-se também transformações com sinais de criação de um mundo novo: a revolução ecológica e a emergente consciência planetária, a própria revolução científica e tecnológica e novas possibilidades de vida e de longevidade, a revolução comunicacional, imediatismo e transparência.  Também no campo religioso onde se situa a Vida Consagrada, passa a fragmentação, o relativismo, o subjetivismo, a crise de comunidades de vida. Neste cenário conturbado, desafiador, a Vida Consagrada tem se expressado positivamente com o testemunho, a mística, a conversão pastoral, ecológica e profética, sob a forma de solidariedade e missão.


Nesta data, qual a mensagem envia para aqueles e aquelas que acolheram o chamado de Deus e abraçaram a Vida Consagrada à serviço da Igreja?


Nós estamos vivendo um momento da história humana que necessitamos demais do sentido vocacional, temos que ajudar as pessoas a viver mais intensamente a nossa consagração à serviço do reino. O Evangelho precisa ser anunciado, Jesus precisa ser amado, isso que vai dar sentido à vida dos seres humanos, então nós consagramos a nossa vida para anunciar o Evangelho, para denunciar aquilo que destrói a vida humana, portanto, precisamos de vocações em todos os sentidos, desde a vocação ao matrimônio e agora no caso às vocações consagradas. Celebrar então esse Dia Mundial da Vida Consagrada é uma ocasião de festa, de compromisso e também de súplica ao Senhor pelo grande dom da educação, da vocação de cada um de nós, de cada uma de nós.


Confira a mensagem da CRB para o Dia Mundial da Vida Religiosa Consagrada:


https://www.youtube.com/watch?v=cgRRawm2Fi4