Curso pretende qualificar vivência do voluntariado


Curso pretende qualificar vivência do voluntariado


O Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Universidade Católica do Salvador (UCSal) e com o Instituto Humana, de Juiz de Fora (MG), está oferecendo o curso de “Gestão do Voluntariado”. A formação tem o objetivo de qualificar a vivência voluntária e formar gestores de pessoas para o Terceiro Setor com ênfase no Voluntariado. A proposta é voltada para coordenadores de projetos e instituições que atuam com voluntários, bem como, interessados no tema.


O curso tem duração de 60horas/aula e acontecerá entre 05 de fevereiro e 28 de abril, na modalidade semipresencial, com os encontros na cidade de Salvador (BA).


Segundo o assessor do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, padre Danilo Pinto, as pessoas tendem a procurar as instituições filantrópicas, com a diminuição do investimento do Governo nas áreas de saúde, educação: “Para atender esta demanda, muitas obras sociais têm admitido voluntários em seus quadros, sem o devido acompanhamento jurídico e administrativo. Este comportamento das obras/projetos sociais pode agendar para o futuro inúmeros problemas trabalhistas”.


Segundo o padre, a formação sobre “Gestão do Voluntariado” pode ser uma “medida preventiva para qualificar a vivência voluntário e prevenir problemas no futuro”.


Os interessados poderão conseguir 20% de desconto no curso caso sejam alunos de instituições associadas à Associação Nacional de Educação Católica (Anec). As inscrições são até o dia 31/01 e podem ser feitas no site: http://noosfero.ucsal.br/extensao/gestao-do-voluntariado.