Destaques dos regionais no Conselho Permanente


Os presidentes dos regionais da CNBB tiveram tempo para fazer partilha a respeito das principais atividades realizadas em todo o Brasil e os desafios próprios de cada região. Dom Leonardo Steiner, secretario geral, destacou o fato de que nos relatos sobressaíram o acolhimento e estudo do documento sobre as paróquias.


Além das várias iniciativas de estudo do Documento de Estudo da CNBB, n. 104, que leva o texto elaborado pela última assembleia dos bispos e que trata de “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, os regionais destacaram outras iniciativas: catequese indígena; preparação para a JMJ; implementação da Semana Social Brasileira; promoções da Bíblia e da Catequese; encontros do clero e dos leigos; missões populares; promoções de valorização da família; aprofundamento do Ano da Fé; pastorais voltadas para a realidade dos adolescentes envolvidos em violência; pastoral da saúde; assembleias da CEBs, em preparação do 13. Intereclesial que será realizado em 2014.


Os bispos que presidem os regionais também destacaram: assembleias de juventude; cursos sobre direitos humanos para facilitar o trabalho das comissões de justiça e paz das dioceses; desafios das escolas, em especial, aquelas de inspiração católicas; romaria das águas; assembleias missionárias; acompanhamento junto aos ribeirinhos e grupos quilombolas; aprofundamento das Diretrizes Gerais; reformas do Tribunal Eclesiástico; Estudos dos documentos do Vaticano II; Escolas de Fé e Política. Foi feito também um pedido de orientação de como qualificar membros da Igreja nos Conselhos sociais.


Alguns presidentes das comissões episcopais pastorais também tomaram a palavra para dar notícias recentes. O Ecônomo da CNBB, padre Benedito Tadeu Rosa, fez um breve informe sobre a situação atual sobre a Campanha da Evangelização e do Fundo da Solidariedade.