DIOCESE DE CRATO: Conservai a vossa Igreja sempre unida. Padres renovam compromisso na Missa dos Santos Óleos



 



Os “sacerdotes do Senhor”, que têm a importante missão de “ministros do nosso Deus”, como expressa o Profeta Isaías (Cf Is 61, 6), reunidos na Catedral Nossa Senhora da Penha, Igreja Mãe da Diocese de Crato, renovaram as promessas de fidelidade, nesta Quinta-feira Santa (29), durante a Missa dos Santos Óleos ou Missa da Unidade. Dom Gilberto Pastana presidiu a solene cerimônia, pela segunda vez, como bispo diocesano. Junto aos padres, ele também recordou o dia da Ordenação, num encontro que se revestiu de especial fraternidade.


“Nós somos, como disse Jesus, um só rebanho e um só pastor. Então, hoje, o pastor se reúne com todo o seu rebanho, com seus colaboradores, para celebrar a missa da unidade, a missa da alegria, a missa da benção dos santos óleos. É um momento muito importante na vida da diocese, viver essa unidade em torno do pastor e em torno do plano diocesano de pastoral”, considerou o bispo.


Ordenado há cinco meses para o serviço da Igreja, padre João Marcos, da Comunidade Aliança de Misericórdia, partilhou a alegria de voltar à Catedral, pela primeira vez, depois de ordenado: “Poder me reunir com os outros padres, junto com o nosso bispo diocesano, é uma mistura de sentimentos. Primeiro, de muita gratidão a Deus pelo dom da vocação, pelo dom do sacerdócio. Não tem como vir aqui e não fazer memória da ordenação e de tudo aquilo que Deus já fez ao longo desses cinco meses”.


O neo-sacerdote acrescentou, ainda, que “hoje é um dia de oração, de intercessão, pedindo também a Jesus a graça da fidelidade, para que possamos ser padres segundo o coração de Deus e arautos que levam a evangelização a todos aqueles que precisam na nossa diocese”.


A Missa da Unidade é também chamada de “Missa Crismal ou do Crisma”, por causa da bênção e consagração do Óleo do Crisma, usado para os grandes sacramentos que conferem o Espírito Santo, isto é, a Confirmação, a Ordenação Sacerdotal e a Ordenação Episcopal. Além do Crisma, no centro da liturgia desta manhã também estava a bênção dos santos óleos para a unção dos catecúmenos e o óleo para a unção dos enfermos.


Na homilia, dom Gilberto destacou as “consequências do Espírito Santo”, entre elas o anúncio da Boa-nova aos pobres, que conduz à evangelização. Esta, por sua vez, não é outra coisa senão “convencer, livre e conscientemente” as pessoas a assumirem os valores do Reino, vivendo de acordo com eles.


Por Patrícia Mirelly, com colaboração de Mychelle Santos


Fotos: Rozelia Costa e Árysson Magalhães