Dom Biasin tem seu pedido de renúncia aceito pelo papa


Dom Biasin tem seu pedido de renúncia aceito pelo papa


Ao completar 75 anos no dia 6/7/2018, o bispo da Diocese de Volta Redonda – Barra do Pirai, dom Francisco Biasin seguiu o protocolo previsto no Direito Canônico e enviou carta ao papa Francisco comunicando sua renúncia. Neste dia 13 de março, o Sumo Pontífice aceitou o seu pedido de renúncia. Nascido na Itália, em Arzercavalli, o bispo radicou-se no Brasil como sacerdote fidei donum, na década de 70, para trabalhar na diocese de Petrópolis (RJ).


De 1981 a 1990, estando na diocese de Duque de Caxias (RJ), foi pároco da Catedral e Vigário-Geral. Foi membro da Comissão de Presbíteros do Regional Leste-1 da CNBB. Foi pároco na cidade de Itaguaí, confessor e diretor espiritual no Seminário Maior de Nova Iguaçu. Foi Vigário-Geral e Administrador diocesano de Itaguaí e pároco da Paróquia Santa Teresinha. Retornando para a Itália recebeu o cargo de responsável do Departamento Missionário da Diocese de Pádua.


Foi nomeado bispo da diocese de Pesqueira (PE) pelo então papa João Paulo II, em 23/7/2003, sendo ordenado por seu predecessor dom Bernardino Marchió no dia 12/10/2003, na Praça Dom José Lopes, em frente à Catedral de Santa Águeda, na cidade de Pesqueira. Tomando posse na mesma celebração da sua diocese.


O religioso foi eleito, dia 11/05/2011, como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, função que exerce até a 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, de 1º a 10 de maio deste ano.


O papa Bento XVI o nomeou para bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda, em 8/6/2011, diocese na qual tomou posse dia 28/8/2011. Desde o 27/10/2012, nomeado pelo papa Bento XVI, integra o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso do Vaticano.


 


Agradecimento da CNBB a dom Francisco Biasin


Brasília-DF, 13 de março de 2019


Prezado Irmão, dom Francisco Biasin.


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tomou conhecimento de que o Santo Padre aceitou o pedido de renúncia que o senhor fez e nos unimos para agradecer lhe todo o bem realizado em favor do povo e do Evangelho de Jesus Cristo, especialmente no tempo do seu ministério como bispo.


Desde 2003, o senhor tem nos dado um testemunho de dedicação como Pastor junto às comunidades da diocese de Pesqueira (PE) e, a partir de 2011, junto ao Povo de Deus da Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ).


Agradecemos, com especial ênfase, o trabalho que o senhor tem realizado em favor da Conferência Episcopal no campo do ecumenismo e do diálogo inter-religioso, desde 2011. Um trabalho exigente, profundo e povoado de desafios urgentes. Sua palavra e sua ação sempre tão apropriadas tem ajudado o conjunto do episcopado no Brasil a avançar na evangelização neste campo.


Buscamos algumas palavras do Magistério de São João Paulo II, lembrando seu trabalho na CNBB e para celebrar a chegada de sua emeritude: “A vontade de Deus é a unidade de toda a humanidade dispersa. Por este motivo, enviou o seu Filho a fim de que, morrendo e ressuscitando por nós, nos desse o seu Espírito de amor. Na véspera do sacrifício da Cruz, Jesus mesmo pede ao Pai pelos seus discípulos e por todos os que acreditarem n’Ele, para que sejam um só, uma comunhão viva. Daqui deriva o dever e a responsabilidade que incumbe, diante de Deus e do seu desígnio, sobre aqueles e aquelas que, através do Batismo, se tornam o Corpo de Cristo: Corpo no qual se deve realizar em plenitude a reconciliação e a comunhão” (UUS, 6).


Seu lema episcopal, podemos dizer, é um resumo de toda a sua vida: “Agens eorum vitam per fratres” (Dar a vida pelos irmãos). E, como mensagem deixada a todos, permanece sendo um desafio colocado para todos os batizados.


Rezamos pela sua saúde e desejamos que sua vida continue cheia de bons frutos.


Em Cristo,


Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo auxiliar de Brasília

Secretário-geral da CNBB