Dom Vasconcelos celebra terceiro ano no bispado de Sobral



Bispo diocesano tomou posse no dia 29 de agosto de 2015, depois de ter sido auxiliar da Diocese de Fortaleza


 


Incansável na sua missão de pastorear o rebanho do Senhor, o bispo diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, celebra na próxima quarta-feira, 29, seu terceiro ano à frente da Diocese de Sobral. Antes de chegar à Diocese de Sobral, Dom Vasconcelos foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza. Seu lema episcopal é “PASCE OVES MEAS” (Apascenta minhas ovelhas – Jo 21,17).


Antes de tomar posse como bispo titular na Diocese de Sobral, Dom Vasconcelos foi nomeado pelo Santo Padre, Papa Emérito Bento XVI, como Bispo auxiliar de Fortaleza no dia 21 de março de 2012. A Sagração episcopal por Dom Fernando José Monteiro Guimarães, Bispo de Garanhuns data do dia 11 de junho de 2012. Dom Vasconcelos foi apresentado à Arquidiocese de Fortaleza como Bispo Auxiliar em 6 de julho de 2012.




A ordenação diaconal de Dom Vasconcelos foi em 19 de agosto de 1989, domingo da Assunção de Nossa Senhora na Igreja Matriz de Águas Belas –PE e aos 09 de dezembro de 1989, foi ordenado presbítero, pela imposição das mãos de Dom Tiago Postma na Igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde fora batizado.


Dom Vasconcelos nasceu em Garanhuns (PE), aos 12 de maio de 1963, filho primogênito de José de Vasconcelos Pontes e Marlene Gomes de Vasconcelos de uma família de seis irmãos. Batizado aos 22 de maio de 1963 na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (hoje N. Senhora do Perpetuo Socorro, dos missionários redentoristas em Garanhuns). Na mesma paróquia recebeu a primeira comunhão. Em 1979, na Catedral de Garanhuns, foi crismado por Dom Tiago Postma. Aos 12 de outubro de 1987, por ocasião da festa de Nossa Senhora Aparecida, foi instituído leitor e acólito na Paróquia de São Roque, bairro CECAP em Guarulhos, por Dom João Bergese, bispo diocesano daquela Diocese.




Sua formação superior teve início em 1984 quando foi enviado para o Seminário Regional Nordeste II e iniciou o curso de filosofia no Instituto de Teologia do Recife – ITER. No ano seguinte, foi enviado por seu bispo diocesano Dom Tiago Postma para o Seminário Diocesano de Guarulhos (SP). Concluiu o curso de filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo em 1988. Em 2008, como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, obteve o diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Atestado de Qualificação em Formação Vocacional pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.


Exercício do ministério presbiteral


Três meses após sua ordenação presbiteral recebeu provisão de Administrador Paroquia da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição das Águas Belas e vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens em Itaíba PE, exerceu seu ministério por dez anos. Dedicou especial atenção aos Índios Fulni-ô de Águas Belas. Durante este período foi membro da equipe de formação sacerdotal diocesana. Em 1999 foi eleito membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores da diocese.


No ano 2000 foi nomeado por Dom Irineu Roque Scherer, Pároco da Paróquia do Sr. Bom Jesus dos Pobres Aflitos em São Bento do Una e em 2002, eleito Coordenador Diocesano de Pastoral, ministério que deixou em 2005 quando foi estudar em Roma. Aos 31 de julho de 2008 recebeu provisão de Formador junto ao Seminário Interdiocesano em Caruaru por Dom Fernando Guimarães e aos 11 de dezembro daquele ano recebe de Dom Bernardino Marquió, bispo de Caruaru, a provisão como Reitor do Seminário Interdiocesano Nossa Senhora das Dores. Em 2011 Foi eleito presidente Regional da OSIB NE II.