Dom Vasconcelos participa de sessão especial em homenagem aos 85 anos do Colégio Sant’Ana


    O bispo da diocese de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, participou na terça-feira (19) de sessão especial em homenagem aos 85 anos de existência do Colégio Sant’Ana de Sobral, realizada na câmara municipal da cidade. Momento que parabenizou a única instituição de ensino fundada por Dom José Tupinambá da Frota, foi presidido pelo vereador Paulo César Lopes de Vasconcelos e contou com a presença de outras autoridades e, das Irmãs Maria Alzenir Alves de Oliveira e Sandra Maria Cavalcante, de Maria Imaculada Dias Adeodato e Ana Wladia da Costa Izabel que representaram o Colégio.


   As representantes foram agraciadas com comendas (homenagem em forma de distinção honorífica, dada a personalidades que contribuem para o engrandecimento da sociedade), como forma de homenagear a educação, história e tradição que o Colégio Sant’Ana introduziu e continua despertando na sociedade sobralense. Dom Vasconcelos foi convidado a entregar a comenda a Ir. Maria Alzenir Alves de Oliveira. O ex-vereador do município, Emidio Silva, entregou a honra para a Ir. Sandra Cavalcante, que é supervisora geral da instituição. Maria Imaculada Dias Adeodato, ex-aluna, recebeu a comenda pelas mãos da vereadora Alessandra Ponte e, a vereadora mirim Ana Wladia da Costa Izabel foi agraciada pelas mãos do vereador Ailton Marcos Fontenele Vieira.


     Ao ser convidada para representar o colégio em sua fala, a Ir. Sandra Maria Cavalcante enalteceu os 85 anos de serviços educacionais prestados a essa cidade e região norte: “Um marco em nossa história é o dia 02 de fevereiro de 1934, quando as filhas de Sant’Ana a convite do bispo da diocese na época ganharam a missão de fundar o colégio. Hoje reverenciamos o passado com olhos no futuro”, ressaltou ela ao lembrar as pioneiras que com coragem, determinação e ousadia não mediram esforços para ver o sonho realizado.


    Dom Vasconcelos, ao ser convidado a prestar sua homenagem, estendeu a admiração do Colégio à família Sant’Ana: “As filhas de Sant’Ana chegaram na diocese de sobral em 1925 para servir na Santa Casa de Sobral. Dom José fundou a Santa Casa destinada a saúde, mas vendo os talentos ali existentes, ofereceu a elas sua casa para ser um estabelecimento de ensino. O colégio perseverou não só como obra, mas na sua meta, seu objetivo. Parabéns Colégio Sant’Ana pelo seu passado, presente e futuro”, concluiu o bispo.