Duas Capelas da zona rural de Várzea Alegre são abençoadas por dom Pastana


Bênção da Capela N. Sra. das Graças. (Foto: Patrícia Silva)


 



Em duas celebrações eucarísticas, a primeira às 17h e a segunda às 19h, realizadas terça- feira, dia 28 de maio, as Capelas Santo Expedito, do Sítio Caldeirão, e Nossa Senhora das Graças, do Sítio Poço Cercado, respectivamente, foram abençoadas pelo bispo dom Gilberto Pastana. O pároco, monsenhor José Mota Mendes, e o vigário paroquial, padre Davi Neto, da Paróquia São Raimundo Nonato, de Várzea Alegre, a qual pertence às Capelas, concelebraram as missas.


O ritual de benção foi feito logo no início das celebrações. Antes do hino de louvor foi abençoada a água e aspergidas as paredes e via-sacra, após a oração de benção.


“Hoje estamos abençoando esta Capela, lugar para as famílias experimentarem o amor de Deus em suas vidas. Esta casa é lugar de oração: orar + ação. Orar e agir de acordo com a vontade de Deus. Que bom que estamos aqui não só para abençoar as paredes, mas também vocês. Que vocês possam, como comunidade, crescer mais nesta fé”, disse dom Gilberto aos fiéis.


Na Capela de Santo Expedito, criada há quatro anos, também foram abençoados o ambão e a mesa da eucaristia, inclusive foram as duas senhoras de idade mais avançada da comunidade que revestiram o altar. Já na Capela de Nossa Senhora das Graças, criada há vinte e sete anos, também foi abençoada a Capela do Santíssimo, construída neste ano tendo um jardim ao fundo.


Igreja em Saída


Nas duas celebrações as Capelas estiveram repletas de fiéis que aguardaram, ansiosamente, a chegada deste dia e do bispo diocesano.


“Ficamos emocionados para falar deste momento porque foi muito esperado para toda comunidade. Foi um momento de bênção, luz, graça. Nos sentimos fortalecidos com a presença do nosso bispo em nosso meio. É como uma injeção de ânimo pra que a gente possa nos fortalecer na caminhada”, disse Maria Lenilda Dantas, coordenadora da comunidade de Santo Expedito.


O fato de o bispo ter saído da sede da diocese para ir ao encontro do seu rebanho em lugares tão distantes chamou a atenção dos fiéis, motivando-os a, como ele, também ser uma Igreja em Saída. O coordenador da comunidade de Santo Antônio, Deusimar Bezerra, ressaltou isso, acrescentando a alegria do que foi vivenciado. “Com esta visita, dom Gilberto mostrou pra gente sua simplicidade e atenção para com o seu rebanho. Nossa felicidade é dupla: pela bênção de nossa Capela e pela presença do pastor diocesano em nosso meio. Vemos que ele é um pastor que vai encontro, que quer conhecer de perto a realidade do seu povo. Isso nos motiva a também irmos ao encontro dos nossos irmãos e irmãs para evangelizar”, falou.


Após a primeira missa o bispo lanchou com os demais fiéis ao lado da Igreja e, quando terminou a segunda celebração foi convidado a jantar na casa de um dos membros da coordenação, onde foi acompanhado dos padres e de membros da comunidade.


Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE