FAKE NEWS


 


      Fiquei estarrecido e incrédulo lendo uma notícia que muitas pessoas classificam com “FAKE NEWS” na coluna de Lêda Maria, na página sete do jornal O POVO, de 17 de dezembro. O artigo foi intitulado “E O NOSSO ARCEBISPO?”. “Em 2019, será a primeira notícia que vai envolver os católicos é o adeus do arcebispo? Dom José Antônio, sofrendo problemas graves de diabetes, já encaminhou pedido de renúncia ao papa Francisco. Deixará sua missão, tranquilo com a chegada de dois novos bispos que, somando aos existentes, já fortalecem a divisão de missões e tarefas. São mais de 150 paróquias e um número elevado de religiosos. Quem será o novo arcebispo? Comentam que o nome sairá entre os bispos já trabalhando na arquidiocese de Fortaleza”. (Copiado “ipsis litteris” do jornal O Povo).


      Marta Maria Andrade da Silva, do Setor de Comunicação do Secretariado de Pastoral escreveu aos colegas da Pascom dizendo: “Fomos bombardeados com uma notícia na manhã de hoje, (dia 17/12/2018), publicado no jornal O Povo na coluna da Lêda Maria, sobre o envio de pedido de renúncia do Arcebispo Dom José Antônio. Falei com o nosso Pastor ele disse ser mais uma FAKE NEWS, portanto é uma notícia falsa. Qual a fonte ou de onde surgiu ainda não sabemos. Ainda…mas logo saberemos”. A Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de  Fortaleza esclarece que o Arcebispo de Fortaleza NÃO RENUNCIARÁ e nega também que Dom José Antônio tenha encaminhado pedido de renúncia para o Vaticano.


     A jornalista Lêda Maria fez uma pergunta em sua coluna: “Quem será o novo arcebispo?” “Comentam (quem?) que o nome sairá entre os bispos já trabalhando na arquidiocese de Fortaleza”! O nome de qualquer candidato para ser bispo de qualquer diocese no Brasil é conhecido somente ao Núncio Apostólico no Brasil, ao prefeito da Sagrada Congregação para os Bispos em Roma e, obviamente o Santo Padre.   Comentários de outras pessoas são puras especulações.


     Para os milhares de amigos e amigas dentro e fora da Igreja Católica, Dom José Antônio é um homem de profunda fé e intensa vida espiritual na qual se destacam: um espírito de oração, fervoroso ministério na plenitude do sacerdócio, boníssima testemunha de vida simples e austera, total dedicação aos pobres e menos favorecidos, brilhante inteligência com total domínio da mensagem evangélica, um orador sacro de grandes recursos e um esplêndido instrumento da Palavra de Deus.


    Há tempo Dom José Antônio tem problemas de saúde como qualquer pessoa de sua idade. Porém, sempre se mostrou sereno e resiliente continuando sua vida episcopal com total dedicação. Que Deus abençoe nosso Arcebispo em sua árdua tarefa no ano novo  e nos anos seguintes.


                                                     Brendan Coleman Mc Donald


                                                  Redentorista e Assessor da CNBB