Faleceu na manhã desta quarta-feira, aos 84 anos, dom Heriberto John Hermes


 


 


Faleceu na manhã desta quarta-feira, aos 84 anos, dom Heriberto John Hermes


A prelazia de Cristalândia, no Tocantins, comunicou na manhã desta quarta-feira, 03 de janeiro, o falecimento do bispo emérito, dom Heriberto John Hermes, aos 84 anos de idade, no Hospital Geral de Palmas, às 8h45. O religioso teve falência múltipla dos órgãos.



Na foto, dom Heriberto Hermes. Crédito: Prelazia de Cristalândia


Nascido em Shallow Water, Kansas, Estados Unidos, dom Heriberto foi nomeado pelo papa São João Paulo II como bispo prelado de Cristalândia em 20 de junho de 1990. Teve sua renúncia aceita, por motivo de idade, em 25 de fevereiro de 2009, pelo papa Bento XVI.


Em comunicado enviado à imprensa, o atual bispo da prelazia de Cristalândia, dom Wellington de Queiroz afirma que dom Heriberto doou a sua vida com simplicidade, gratuidade e dedicação aos mais pobres: “Nos últimos dez anos, vivendo em Paraíso do Tocantins, dentro do território da Prelazia de Cristalândia, dedicou-se ao Centro de Direitos humanos. Nunca deixou de participar das reuniões do Clero de Cristalândia. Era uma presença discreta, respeitosa e alegre com todos. Até os últimos instantes de consciência pensava na missão e no que ainda necessitava fazer”.


Ainda no comunicado, o bispo afirma que a prelazia de Cristalândia perde um de seus membros amados: “Dom Heriberto hoje alegra aos céus com sua chegada e a nós fica o exemplo de sua vida missionária e de seu sim a Deus”, finaliza dom Queiroz.


Sepultamento


O corpo de dom Heriberto será sepultado na Catedral de Cristalândia, amanhã, dia 04, às 17h.


Nota de pesar


Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, enviou nota de condolências a dom Wellington de Queiroz Vieira, bispo da Prelazia de Cristalândia, pelo falecimento de dom Heriberto.


Leia a Nota.


Nota de condolências da CNBB pelo falecimento de dom Heriberto Hermes


 


 


Brasília, 3 de janeiro de 2018


Prezado Irmão, dom Wellington de Queiroz Vieira.


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), manifesta pesar pela partida do bispo emérito de Cristalândia (TO), dom Heriberto Hermes, ocorrida na manhã desta quarta-feira, 3 de janeiro, em Palmas (TO).


Nosso episcopado reconhece, louva e agradece o itinerário percorrido por dom Heriberto nos 84 anos de vida e como prelado de Cristalândia entre os anos de 1990 até 2009. O amor pelos pobres e marginalizados sempre inspirou sua vida e seu ministério na Igreja. Nascido nos Estados Unidos, em 1933, entrou para a Ordem de São Bento em 1960. Grande defensor dos Direitos Humanos, mesmo durante o tempo da emeritude, dom Heriberto sempre esteve ligado aos movimentos e as pessoas que lutam nessa área.


Seu lema episcopal “faça-se” representa bem o propósito de sua missão que sempre foi de tomar iniciativas de anúncio do Evangelho acompanhadas com concreto testemunho em defesa dos pequenos e dos pobres atingidos pelas injustiças.


Rezamos pelo descanso em paz de nosso Irmão e enviamos nosso abraço solidário ao senhor, aos familiares de dom Heriberto, aos beneditinos e às comunidades da Prelazia de Cristalândia.


 


Em Cristo,


Dom Leonardo Ulrich Steiner


Bispo auxiliar de Brasília (DF)


Secretário-Geral da CNBB