Intereclesial: “A razão principal para acolhermos bem a todos é o fato de sermos todos irmãos”


 


Intereclesial: “A razão principal para acolhermos bem a todos é o fato de sermos todos irmãos”


Uma das grandes dimensões metodológicas e da espiritualidade dos Encontros das CEBs é a acolhida ou comumente chamada de hospedagem. No 14º Intereclesial, que ocorre em Londrina (PR) durante os dias 23 a 27 de janeiro, cerca de três mil delegados estão hospedados em casas de famílias e outras trezentas pessoas estão em casas de encontro já alocadas. Segundo o coordenador das Equipes de Serviço do Intereclesial, padre Dirceu Fumagalli, o objetivo da hospedagem é criar um sentimento de acolhimento e acolhida entre a cidade que acolhe o Intereclesial e aqueles que são chamados de delegados.



Peadre Dirceu, coordenador das equipes de trabalho do 14º Intereclesial. Crédito: Roberto Vindica


“As famílias hospedeiras já estão registradas, catalogadas e todos os delegados ficarão alocados nestas famílias (…). As relações interpessoais, elas têm que ser desenvolvidas e quanto mais, melhor. As pessoas quando chegarem aqui já serão conhecidas: já se saberá o nome, a idade, minimamente de onde vem, já se conhecerá o gosto e um pouco da história de cada um”, afirma o padre.


Recepção – Os hóspedes foram distribuídos de acordo com a origem. Os delegados de São Paulo, por exemplo, estarão nas paróquias da zona norte. Todo o credenciamento foi feito na terça-feira, dia 23, na paróquia hospedeira. “Todos nós sentimo-nos bem quando somos bem recebidos. Como é importante acolher bem as pessoas! A razão principal, para acolhermos bem a todos é o fato de sermos todos irmãos, filhos do Pai que está nos céus, missionários nessa Igreja peregrina”, afirma a coordenadora das Equipes de Hospedagem, irmã Dirce.



Coordenadores paroquiais de hospedagem do regional “Norte”


Para que estivesse tudo em ordem, os coordenadores paroquiais de hospedagens estiveram reunidos antes da data do encontro para refletir sobre o momento e também firmar alguns compromissos no sentido de proporcionar uma boa e alegre estadia. “O que esperamos é  transmitir a hospitalidade que nos caracteriza, nosso jeito de acolher e de viver. Não precisamos inventar nada. A autenticidade e a fraternidade é que farão as pessoas se sentirem bem”, finalizou padre Dirceu.