JMJ 2019: Click To Pray, o aplicativo que une jovens aos pedidos de oração do papa


Click To Pray: o aplicativo que une jovens aos pedidos de oração do papa


 Na noite desta quinta-feira, o papa renovou via Twitter o convite aos jovens para, durante esta Jornada Mundial da Juventude Panamá 2019, “rezar juntos o Rosário pela Paz através da @clicktoprayapp”, o aplicativo Click To Pray, apresentado como ferramenta oficial de oração na JMJ. “A rede pode nos ajudar a rezar juntos”, disse Francisco, após a oração do Angelus do último domingo.


O Click to pray é o aplicativo oficial da Rede Mundial de Oração do Papa, o Apostolado da Oração. Ele apresenta como proposta unir milhares de pessoas de todo o mundo para rezar nas intenções sobre os desafios da humanidade e da missão da Igreja que o papa propõe a cada mês. São três momentos no dia (manhã, tarde e noite) que contam com sugestões de orações breves.



Foto: Vatican Media


Jovens do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), a seção juvenil do Apostolado da Oração, já usam o aplicativo mesmo antes do anúncio do papa. Desde 2016 a plataforma está disponível.



Wellington usa o aplicativo no aeroporto, a caminho da JMJ


Wellington de Souza Sojo, 23, de São Roque (SP), utiliza o aplicativo há mais ou menos 10 meses, quando o apresentaram na missão que participou no Tocantins. “A experiência é gratificante em saber que milhares de pessoas no mundo inteiro estão ali orando junto contigo. Independente da língua você sente a unidade pelo aplicativo”, partilha.


A caminho do Panamá, Wellington comentou que a ferramenta ajuda muito as pessoas que não tem o hábito de rezar ou não sabem como fazer sua oração, “pois você vê que não e só você que está rezando aquela oração ou aquele pedido”.


Neste mês de janeiro, já foram contabilizadas mais de 1,7 milhão de orações em todo o mundo. O Brasil aparece entre os cinco países com maior número de orações (pouco mais de 121 mil). Lidera o ranking a Itália, seguida de Estados Unidos, Espanha, Brasil e Portugal.


Leandro de Jesus Loyola, 22, de Salvador (BA), reforça com entusiasmo a possibilidade de estar em comunhão com o papa por meio do aplicativo de oração: “Para mim é uma ferramenta muito importante, eu uso desde a antiga versão, pelo fato de fazer parte do MEJ que faz parte da Rede Mundial de Oração do papa, conhecido como Apostolado da Oração. Então, nós já somos convidados a orar pelas intenções do papa desde sempre. E esse aplicativo nos ajudou a ter essa aproximação com as intenções do papa. Um aplicativo muito bom”.


O jovem conta que desde a antiga versão do app são oferecidas a oração da manhã, a oração da tarde e a oração da noite, que possibilitam, respectivamente, a oferta do dia a Deus, a reflexão do Evangelho do dia e um exame de consciência para avaliação do dia. Na nova versão, é possível assistir o vídeo com as intenções do papa para cada mês e ainda novidades como propostas e campanhas de oração, como o convite neste mês voltado para a Jornada Mundial da Juventude.


Leandro também usa o aplicativo nas orações que realiza com o grupo de jovens do qual faz parte na paróquia Nossa Senhora do Ó, no bairro Paripe, de Salvador. “Sempre refletimos um pouco acerca das propostas do aplicativo”. Também na JMJ, o jovem tem contato com a ferramenta com o grupo de peregrinos.


“Não é um aplicativo que faz parte apenas do nosso Movimento, é um aplicativo que está disponível para todo ser cristão que deseja estar em comunhão com a Santa Igreja, que deseja orar pela intenção do Santo Padre”, ressalta Leandro.


Histórico

A Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) apresentou, em 10 de março de 2016, por ocasião das “24 horas para o Senhor”, a plataforma de oração Click To Pray . É a plataforma oficial de oração pelas intenções do Papa (App, site web, blog, Facebook, Twitter, Youtube, Newsletter). No Jubileu da Misericórdia, todos os católicos foram convidados a rezar pelas intenções do Papa e o Click To Pray foi criado para dar a conhecer estas intenções e ajudar a rezar por elas. Antes de se transformar na plataforma digital da Rede Mundial de Oração do Papa e da sua seção juvenil, o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), o Click To Pray fora criado pelo Apostolado da Oração de Portugal, em novembro de 2014. Atualmente, existe em português, espanhol, francês, alemão, inglês e italiano.


Baixe o aplicativo:
Google Play 
App Store