MÊS DA BÍBLIA 2018


O Texto-base do Mês da Bíblia 2018 é muito bem elaborado. Este ano o Texto-base  é  para que conhecemos a maravilha que é o Livro da Sabedoria, e  para que com ele possamos nos deixar iluminar pela Palavra  Orante que a sabedoria nos proporciona. O Texto-base nos oferece sete orientações para uma boa realização dos cinco encontros sugeridos. a) O primeiro passo é encontrar um bom animador do grupo que com humildade vai fortalecer a amizade entre os componentes dos grupos; b) É vital ir ao encontro daquelas famílias que estão afastadas da comunidade e convidá-las para o encontro; c) Pedir às pessoas  convidadas para o encontro, para trazer sua Bíblia; d) Os  cinco encontros planejados para este ano de 2018 usarão a metodologia da Leitura Orante; e) Antes do início dos cinco encontros o animador preciso ficar muito bem preparado (lendo os textos bíblicos, verificando o significando de palavras pouco conhecidas); f) Distribuir as tarefas bem, especialmente os cantores, leitores e demais participantes. g) Em alguns lugares há o costume de fazer uma confraternização no final dos encontros. Neste caso é bom combinar os detalhes já no primeiro encontro (cf. Texto-base p.6).


A metodologia em todos os cinco encontros pode ser resumida assim; a) Preparar o ambiente bem; b) Acolhida dos participantes; c) Recordando a vida (Leitura da primeira parte do Livro da Sabedoria e questionamento pelo Animador do Grupo); d) Escutando a Palavra e um canto (O Animador vai reconstruir o texto que já foi lido e elaborar várias perguntas); e) Meditação da Palavra – o Animador tem trabalho específico aqui); f) Oração tipo suplica: g) Contemplação; h) Oração e Benção; i) Os compromissos que devem ser assumidos durante a semana. Os temas dos cinco encontros são assim:


1o. Encontro – Amai a Justiça, pois ele é imortal (Sb 1, 1-15).


2o. Encontro – O testemunho do justo incomoda os ímpios (Sb 2, 10-20).


3º. Encontro –  Vale a pena ser justo (Sb 3, 1-12).


 


4º. Encontro – O justo viverá para sempre e receberá a coroa de honra


                           (Sb 5, 14-23).


5º. Encontro – A sabedoria se deixa encontrar por quem a busca (Sb 6,


                           (12 -21).


Penso Santo Agostinho, ao dizer que Deus escreveu dois livros, a Bíblia e a Vida, nos ajuda a superar os preconceitos e recuperar o verdadeiro sentido da Sagrada Escritura. Ver, ler a vida do dia-a-dia, nosso dia, o da nossa família, da nossa comunidade, da sociedade e do mundo e captar aí os apelos de Deus para a justiça, para a fraternidade, para o amor. Nesse exercício diário vamos entrando no Mundo da Bíblia, onde encontramos a história de uma aliança de amor entre Deus e seu  povo. Aliança esta marcada pela fidelidade e pelas infidelidades do povo. A realidade infeliz é que nós cristãos, por não nos dedicarmos ao conhecimento da Bíblia, não sabemos a vontade do Pai. Desconhecer a Escritura Sagrada é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anuncia-lo. Se queremos serem  discípulos  de Jesus Cristo é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus.


                                           Pe. Brendan Coleman Mc Donald


                                                           Redentorista