Novos bispos auxiliares são apresentados na arquidiocese de Fortaleza



 


          A celebração desse sábado (6), na catedral Metropolitana de Fortaleza , às 18h30min, marcou a solenidade de acolhida e apresentação dos dois novos bispos auxiliares de Fortaleza: Dom Júlio César Sousa de Jesus e Dom Valdemir Vicente de Andrade dos Santos, que foram eleitos por Papa Francisco em julho.


        O Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, presidiu a celebração eucarística que foi concelebrada por presbíteros além da presença do povo de Deus, agentes pastorais, movimentos e comunidades da igreja de Fortaleza.


       No momento estiveram presentes vinte e dois bispos de diversas dioceses e arquidioceses do nordeste (Piaui e Sergipe). Durante a homilia Dom José Aparecido Tosi Marques, ressaltou a importância de sermos sinais e instrumentos manifestados pelo amor do Pai.


 


Histórico


Dom Júlio César Souza de Jesus


Padre Júlio César,47 anos é natural de Goiânia (GO). Bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus. Possui mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Em sua atuação pastoral já atuou como vigário paroquial em diferentes paróquias de Teresina (PI).


Foi administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, em Teresina. Também exerceu os ofícios de vice-reitor do Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelbor, em Teresina e professor de Filosofia e Direito Canônico, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ademais já lecionou Teologia Dogmática e História da Igreja, no Icespi, em Teresina. Por último, exerceu as funções de Diretor Espiritual da Escola Diaconal São Francisco de Assis, em Teresina e Diretor Espiritual da Ordem do Carmelo, em Teresina, entre outras funções.


Sua ordenação de bispo foi dia 30 de setembro de 2018 na Catedral Nossa Senhora das Dores, Teresina, Piauí com o lema:“Se conhecesses o dom de Deus” (Jo 4,10)


 


Dom Valdemir Vicente de Andrade Santos


Padre Valdemir , 45 anos,nasceu em Aracaju (SE), Cursou Filosofia no Seminário Nossa Senhora da Conceição, em Sergipe e em Roma estudou Teologia. Também fez especialização em Eclesiologia, em Roma. Foi ordenado sacerdote em agosto de 2001.


Foi pároco em várias localidades do Estado de Sergipe, mas também atuou como reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus no Bairro Industrial; diretor espiritual no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição; chanceler da Cúria de Aracaju; notário nos processos das matérias reservadas à Santa Sé; membro do conselho presbiteral e Colégio de Consultores, entre outras funções.


Sua ordenação de bispo foi no dia 24 de agosto de 2018 na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, bairro Siqueira Campos, em Aracaju, capital de Sergipe, com o lema:“Fazei tudo para a glória de Deus” (2Cor 10,31).


 


Aline Herculano – Pascom Regional


FOTOS: http://goo.gl/NxYDwJ