"Os desafios do mundo urbano" é refletido no terceiro dia do CONSER


“Os desafios do mundo urbano” é refletido em plenária no Conser


 


 


O terceiro dia do Conser, realizado na manhã desta quarta- feira (17), iniciou com a Celebração Eucarística em ação de graças pelos quarenta anos de sacerdócio de Dom Edson de Castro, bispo da diocese de Iguatu. A Missa foi presidida por Dom André Vital e concelebrada pelos demais bispos e padres do regional. Durante o dia de hoje foi refletido o tema “Os desafios do mundo urbano”. 



Solange Rodrigues, assessora do Conser 


 


 


Em seguida, no auditório da casa de retiros das Irmãs Josefinas, o presidente do regional, dom José Antônio, acolheu os participantes. “Com a presença de todas as igrejas de nosso regional, com os bispos das nove dioceses e conosco a grandíssima, importante, imprescindível colaboração dos nossos cooperadores, aqueles que conosco assumem, no coração da Igreja, cada diocese, por isso que são convidados para esse conselho. 



 


 


O Conser se reúne com a presença de todas as igrejas do nosso regional. Somos aqui não só pessoas com seu nome próprio, mas representantes de toda comunidade eclesial”, disse.

Dom Antônio Cavuto, secretário do regional, acrescentou que o tema proposto para este dia, se engloba em um contexto maior, que é a Iniciação a Vida Cristã. Logo depois teve início a formação assessorada pela socióloga Solange Santos Rodrigues, do ISER Assessoria, sobre o tema.

A apresentação da socióloga se deu embasada no contexto social da realidade do Ceará. “O índice de urbanização do estado do Ceará é de 75% (dados de 2010), Fortaleza e Eusébio são 100% urbano. Nosso primeiro desafio é tentar compreender esse universo urbano”, afirmou.


 




No período da tarde foram debatidos, em grupos, um texto referente ao magistério do Papa Francisco e outro retirado do Documento de Aparecida, referentes a temática geral. Após os trabalhos em grupos, a assessora fez uma breve explanação e foram apresentados ações concretas a serem desenvolvidas pelo regional. 


 


A noite foi reservada para a privativa dos bispos e do coordenadores diocesanos de pastorais.