Papa exorta Igreja filipina a um discipulado missionário


 


5.000 fiéis participam da V Conferência sobre a nova evangelização em Manila, de 18 a 22 de julho.


 


Cidade do Vaticano


Enfrentar o desafio de “um discipulado e uma transformação missionária”, focando em uma visão que olhe “não apenas para dentro do arquipélago das Filipinas, mas também ao vasto continente asiático e além”.


Esta é a exortação do Papa Francisco aos mais de 5.000 participantes da V Conferência sobre a nova evangelização, em andamento em Manila, nas Filipinas, de 18 a 22 de julho.


Não excluir ninguém da alegria do Evangelho


 


Para a ocasião, o Pontífice enviou suas “saudações fraternas” a todos os participantes, por meio de uma mensagem enviada ao núncio Apostólico no país, Dom Gabriele Caccia e lida na Missa inaugural do evento pelo cardeal Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila.


Recordando o que foi escrito na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, o Papa – nas palavras de Dom Caccia – sublinhou o quanto “é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo”, porque “a alegria do Evangelho é para todo o povo, não se pode excluir ninguém”. (n. 23)


Paróquia, trabalho, família entre os temas em análise


 


A Conferência tem como objetivo oferecer uma experiência convincente de Jesus, a Igreja e a missão.


“Trata-se de uma oportunidade para permanecer arraigados em Jesus”, explicou o cardeal Tagle, reiterando que “não existe evangelização se não nos arraigarmos repetidas vezes na pessoa da Boa Nova, Jesus. Ele é o Evangelho em pessoa”.


Além das sessões plenárias, os trabalhos da Conferência – cuja primeira edição teve lugar em 2013 – estão concentrados em temas como paróquia, educação, trabalho, família, juventude, mídia digital e redes sociais, catequese, missão, novos ministérios.


(C/ Agência Fides)