Papa nomeia bispo o monsenhor Carlos José para a vacante diocese de Apucarana (PR)


Papa nomeia bispo o monsenhor Carlos José para a vacante diocese de Apucarana (PR)


A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 12/12, a decisão do papa Francisco em nomear bispo para a vacante diocese de Apucarana (PR), o monsenhor Carlos José de Oliveira, atualmente vigário geral da arquidiocese de Botucatu (SP) e padre na paróquia Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Lençóis Paulista (SP).


Monsenhor Carlos José de Oliveira

O Monsenhor Carlos José de Oliveira nasceu dia 17 de outubro de 1967 em Botucatu (SP) primogênito de Mario Salvador de Oliveira e Maria Aparecida Santi de Oliveira. O seu ingresso para a vida religiosa se deu no seminário São José, a partir de onde cursou filosofia e teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo.


Foi ordenado diácono no dia 8 de dezembro de 1991 e sacerdote em 4 de Outubro de 1992. De 1994 a 1996 fez o mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Em 2016 defendeu sua tese de doutorado em Teologia pela PUC Rio de Janeiro. Retornando de Roma, em 1996, assumiu como pároco/reitor do santuário Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Lençóis Paulista (SP), arquidiocese de Botucatu, onde se encontra até hoje.


O religioso assumiu e desenvolveu, entre outras, as seguintes funções na arquidiocese e província eclesiástica: assessor da Pastoral Familiar, professor de Teologia na Faculdade João Paulo II, em Marília (SP), foi responsável pelo Jornal Monitor Diocesano e assessor do Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Arquidiocese, Coordenador arquidiocesano de Pastoral, Coordenador de Pastoral da província eclesiástica de Botucatu. Além disto, foi fundador e presidente da casa de acolhida “Mãe da Piedade” para moradores de rua e toxicodependentes, é vigário geral da Arquidiocese, coordenou o Conselho de Presbíteros e assumiu a função de Assessor da Renovação Carismática Católica.


Saudação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação o monsenhor Carlos José de Oliveira. O texto é assinado pelo secretário-geral da Conferência, dom Leonardo Steiner. Confira, abaixo, a saudação na íntegra:


Saudação da CNBB ao monsenhor Carlos José de Oliveira


Brasília, 12 de dezembro de 2018


Prezado irmão, Monsenhor Carlos José de Oliveira.


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recebeu com satisfação a sua nomeação como bispo de Apucarana (PR), nesta quarta-feira, 12 de dezembro. Sua formação no campo da Teologia Moral e da Cristologia é sinal de uma preparação remota da Divina Providência em vista da missão que a Igreja lhe apresenta neste momento da vida.


Saudamos a sua chegada em nosso meio com as palavras do Papa Francisco pronunciadas por ocasião de uma celebração matinal da Eucaristia na Casa Santa Marta, no mês de maio deste ano de 2018: “Esta é experiência do bispo: o bispo sabe discernir o Espírito, sabe discernir quando é o Espírito de Deus que fala e que sabe defender-se quando fala o espírito do mundo […] se oferece ao Senhor, obediente. Advertido pelo Espírito. O bispo vai avante sempre, mas segundo o Espírito Santo”.


Desejamos que seu empenho pastoral seja recompensado com frutos abundantes para o Reino de Deus e enviamos o nosso abraço fraternal de boas-vindas à nossa Conferência Episcopal.


Em Cristo,


Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo auxiliar de Brasília

Secretário-Geral da CNBB