Primeiro templo católico do Cariri recebe visita de Dom Gilberto



 



Na noite desta sexta-feira, 1º de Junho, a comunidade Missão Nova, pertencente à Paróquia São José em Missão Velha, recebeu a primeira visita do bispo Dom Gilberto Pastana.


Na ocasião, o pastor diocesano presidiu a missa da primeira noite da trezena da festa de Santo Antônio, padroeiro da capela. Participou da celebração o pároco, padre Antônio Luiz.


Pioneira na evangelização do Cariri, a capela dedicada ao santo português, foi criada no ano de 1725, por Frei Carlos Maria de Ferrara, frade capuchinho, sendo assim o primeiro templo católico da região.


A construção original fora demolida e reconstruída, tendo sua reinauguração feita no ano de 1933, por Joaca Rolim, pedreiro que residia na comunidade.


O distrito, que há quase 300 anos rende louvores a Santo Antônio de Pádua, celebrou com alegria a vinda do seu pastor.


Acolhido de forma singela e calorosa, dom Gilberto recebeu abraços de todos que ali estavam.


Ser atentos ao Amor


Durante a homilia, o bispo diocesano ressaltou a importância de estar atento à oração e ao cultivo do amor mútuo, amor que torna possível esquecer os pecados. “O amor não acontece se ele não for cultivado. Cultivar é cuidar, é corrigir, é vigiar, é se fazer presente. Só pelo amor somos perdoados e chamados a perdoar”, disse ele, acrescentando: “Acolher é hospedar o companheiro; quem ama acolhe o irmão. Ser hospitaleiro é ainda acolher dentro de nós a graça de Deus, e distribuir aos nosso irmãos”, concluiu.


À celebração também compareceram jovens que estão em visita à comunidade, por ocasião da IV Missão Jovem, realizada pelo Regional Nordeste I


Texto/Foto: Mychelle Santos (Estagiária)