Projeto Rota da Vida


 


O Projeto Rota da Vida: juventude em missão visa dar um passo ao aprofundamento da realidade Juvenil no Brasil a partir do Mapa da Violência 2016, elaborado por Júlio Jacobo Waiselfsz e diponível no site http://www.mapadaviolencia.org.br/.


O propósito do projeto Rota da Vida é de compreender qual como a violência contra a juventude interfere na sociedade.


O projeto Rota da Vida, a partir do Mapa da Violência, desenvolverá diversos encontros em estados brasileiros e o material será coletado por meio de reuniões e entrevistas estabelecidas, visando o desenvolvimento de uma cultura de paz e políticas públicas que respondam às necessidades apresentadas. Os seminários serão realizados nos estados de Alagoas, Maceió, Ceará – Fortaleza, Sergipe – Aracaju, Rio Grande do Norte – Natal, Maranhão – São Luís, Espírito Santo – Vitória e Goiás – Goiânia, que se destacam pela quantidade de jovens ceifados de acordo com o último levantamento.


O projeto Rota da Vida é uma iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, em parceria com as Arquidioceses das cidades citadas acima. Levando em conta que a CF 2018, traz como tema “Fraternidade e superação da violência”, os seminários nessas cidades querem contribuir para uma reflexão mais ampla junto às pessoas que trabalham na educação e no acompanhamento de adolescentes e jovens.


Os seminários serão organizados das seguintes formas:


Público alvo: Educadores/as, professores/as, jovens líderes e acompanhantes de crianças, adolescentes e jovens.


Por esse motivo, o Setor Juventude da Arquidiocese de Fortaleza (SEJAF) convida para o 1º Encontro de preparação do seminário. Este primeiro momento acontecerá no dia 18/01, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, bairro de Fátima, de 8:30h às 11:00h com a presença de Pe.Toninho Ramos, Assessor Nacional da Comissão Episcopal para Juventude-CNBB; do Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza, Pe. Francisco Ivan; de Pe.Leonardo Bezerra, Assessor Arquidiocesano para a Juventude de Fortaleza e dos demais assessores eclesiásticos para juventude de nossa Arquidiocese.


Claima Aguiar


Secretária da Comissão Episcopal para Juventude Regional NE1