"Recebemos dois novos bispos auxiliares”



Dom Valdimir, Dom José Antonio, Dom Júlio Cézae e Dom Rosalvo


 


 


 


 


 


 


 


 


 


Pela graça divina, pela sensibilidade e compreensão do Santo Padre Papa Francisco, recebemos mais dois Bispos Auxiliares para o pastoreio da Arquidiocese de Fortaleza. Nomeados no dia 11 de julho passado, integram-se  no dia 6 de outubro à Igreja de Deus que está em Fortaleza.


É graça divina um novo Bispo na Igreja. Atualiza-se o mandato apostólico dado por Jesus. Escolhendo seus doze apóstolos e sobre eles enviando seu Espírito Santo, Jesus os enviou como seus cooperadores na continuidade da missão que recebera do Pai: anunciar o Evangelho a toda criatura e realizar o dom da vida divina à humanidade, em todos os lugares e no decorrer dos tempos. O mesmo Jesus prometeu continuar com os seus: “Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28, 20). Como fora enviado pelo Pai, assim envia seus apóstolos e estes a seus continuadores na missão do Senhor. Agirá sempre Jesus pelo seu Espírito, e de modo muito especial pelos que Ele mesmo escolhe, consagra e envia na missão apostólica.


Sensibilidade e compreensão do Santo Padre Francisco. Conhecendo a realidade da Igreja na Arquidiocese de Fortaleza, o Santo Padre sabe da necessidade que o Arcebispo de Fortaleza tem de auxiliares bispos, diante do tamanho da Igreja a ele confiada e dos desafios da evangelização, diante também das limitações que vão se manifestando com o decorrer do tempo no exercício do ministério pastoral.  Veio ao encontro desta necessidade, dando para o pastoreio de nossa Igreja em Fortaleza, mais dois Bispos Auxiliares nas pessoas de Dom Valdemir Vicente de Andrade Santos, sacerdote proveniente da Igreja Arquidiocesana de Aracaju SE; e de Dom Júlio César Souza de Jesus que provém da Igreja Arquidiocesana de Teresina PI.


Estes sacerdotes receberam a Ordenação Episcopal que os colocou na continuidade da sucessão apostólica, que vem de Jesus mesmo, desde os seus primeiros doze apóstolos.  Dom Valdemir Vicente de Andrade Santos foi Ordenado Bispo em Aracaju SE no dia 24 de agosto. Dom Júlio César Souza de Jesus foi Ordenado Bispo em Teresina PI no dia 30 de setembro. Agora estão em Fortaleza para, em união no Colégio dos Bispos, pastorear o Povo de Deus que está no território da Arquidiocese de Fortaleza e na solicitude por todas as Igrejas na comunhão com o Santo Padre, sucessor do Apóstolo Pedro.


Vive a Igreja de Deus que está em Fortaleza este momento de graça, de rica comunhão eclesial, com a chegada de novos Bispos Auxiliares, que vêm se unir ao Corpo de Pastores para apascentar o Povo de Deus nesta Arquidiocese. Este Corpo Sacerdotal traz presente o próprio Senhor, Bom Pastor e Salvador junto de Sua Igreja – Ele, único Sacerdote que age nos seus ministros ordenados e em todo o Seu Povo Sacerdotal. Vêm eles dar reforço ao nosso pastoreio já auxiliado por Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, já então Bispo Auxiliar. O pastoreio unido dos bispos poderá chegar mais próximo a todo o nosso povo nas realidades mais diversas de nossa Igreja em Fortaleza.


Vivendo desta Graça Divina e testemunhando a fidelidade do Senhor que continua a pastorear a Igreja, Família do Senhor, reúne-se na missão do Evangelho e em Ação de Graças – Eucaristia – comunhão no Corpo do Senhor.


Testemunha-se assim a fidelidade do Cristo Jesus que, como prometeu a seus discípulos, não deixa os seus órfãos, mas continuamente, no decorrer do tempo e por toda a terra, continua Ele mesmo a agir nos pastores que são seus instrumentos. O Bom Pastor se multiplica e cuida de Seu Rebanho.  


Agradecemos ao Senhor por seu cuidado por nós. Agradecemos ao Santo Padre o Papa Francisco pela solicitude por toda a Igreja. Agradecemos a nossos irmãos Bispos Auxiliares pela generosa disponibilidade em tudo dar pelo Senhor e pelo seu Povo, pela preciosa colaboração. Em tudo Deus seja louvado no bem do Seu Povo!


+ José Antonio Aparecido Tosi Marques

Arcebispo Metropolitano de Fortaleza