Relator Geral do Sínodo, presidente da CNBB, participa de reunião com o Papa


Relator Geral do Sínodo, presidente da CNBB,  participa de reunião com o Papa


Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF) e presidente da CNBB, é Relator Geral dos Sínodo dos Bispos e esteve no Vaticano nos dias 7 e 8 de maio, quando foi realizada a quarta reunião do XIV Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, presidida pelo Papa Francisco. Na reunião, foi discutido e aprovado o Documento de Trabalho (Instrumentum laboris) para o Sínodo dos Jovens, marcado para outubro de 2018.


O Documento foi elaborado em conjunto com um grupo de especialistas que recolheram material de cinco fontes: as respostas ao questionário aos jovens e aos vários organismos estabelecidos; as atas do Seminário sobre a situação juvenil realizado em 2017, as observações livres recebidas de pessoas e grupos; e o Documento final da reunião pré-sinodal de março passado, no Vaticano.


Ao site Vatican News, o presidente da CNBB, fez um depoimento em vídeo no qual fez um rápido relato do encontro: “Nós estamos terminando a reunião do Conselho da Reunião da secretaria do Sínodo com um sentimento muito grande de agradecimento a Deus e a todos os que estão colaborando com na redação do Instrumentum Laboris. Mas, ao mesmo tempo, juntamente com a ação de graças, com a gratidão está a nossa esperança. Creio que olhamos para o caminho que temos pela frente com muita esperança. A esperança de continuar a caminhar juntos, contando, sobretudo, com a presença da juventude”.


Presença do Papa


No início do encontro, o Secretário Geral, Card. Lorenzo Baldisseri, agradeceu o Papa pela presença e ilustrou o percurso de preparação da XV Assembleia, cujo tema será “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.


Dom Sergio afirmou que “o Papa Francisco tem estado sempre muito próximo do Conselho da Secretaria, na verdade é ele quem preside todo o tempo de reunião da própria Secretaria do Sínodo, do Conselho. Ele tem nos estimulado a, cada vez, dialogar com a juventude procurando ter essa atitude de escuta e de acolhida de suas propostas, seus valores, suas aspirações de modo a evangelizar a juventude contando com os próprios jovens”.


Rumo ao Sínodo


Dom Sergio gravou o vídeo para o Vatican News tendo ao fundo a imagem de Nossa Senhora de Lujan, padroeira da Argentina. A festa litúrgica que lembra esse título de Maria é celebrada no dia 8 de maio.


É com esse sentimento de gratidão, mas também de muita esperança que estamos continuando a nossa caminhada rumo a assembleia sinodal. Em breve, se Deus quiser, nós estaremos recebendo o chamado Instrumentum Laboris, o instrumento de trabalho, que servirá, de modo especial para aqueles que irão participar da própria assembleia sinodal, mas que de alguma maneira produzirá muitos frutos na vida da Igreja”, concluiu.