Representantes da Comissão Pastoral para o Laicato apresentam, em Roma, experiência do Ano Nacional do Laicato


 


 


Representantes da Comissão Pastoral para o Laicato apresentam, em Roma, experiência do Ano Nacional do Laicato


Representantes da Comissão Episcopal Pastoral o para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) embarcam, nesta segunda-feira, 24 de setembro, para Roma onde participarão de um encontro promovido pelo Dicastério dos Leigos, Família e Vida sobre a “Promoção e Formação dos Fieis Leigos: Boas Práticas” de 25 a 28 de setembro desta semana.


Segundo o bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen, presidente da Comissão para o Laicato, 15 conferências episcopais da África, América do Sul, América do Norte, América Central, Ásia, Oceania e Europa foram convidadas para compartilhar suas experiências e refletir sobre os processos e indicativos para a formação de leigos. “Será uma possibilidade de dialogarmos com outras conferências encorajando-as para que valorizem o laicato como vem fazendo a CNBB”, disse.



Foto: Assessoria de Imprensa CNBB/Matheus de Souza


Segundo a presidente do CNLB, Marilza Lopes Schuina, os representantes brasileiros vão apresentar em Roma: a) o Ano Nacional do Laicato no Brasil; b) a experiência do Centro Nacional de Fé e Política e das Escolas de Formação; c) formação organizada pelo Instituto de Pastoral Regional (IPAR), Regional Norte; e c) O processo de formação desenvolvido pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil, organismo de Comunhão Eclesial que busca o aprofundamento da vocação laical.


Dom Severino também informou que na quarta-feira, dia 26, os bispos terão uma reunião com o papa Francisco. “Manifestaremos nosso apoio ao papa e também teremos a oportunidade de falar o que está acontecendo no Ano Nacional do Laicato. Vamos mostrar ao papa que estamos com ele”, disse.


O Laudelino Augusto dos Santos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral o para o Laicato da CNBB também integra esta comitiva que representará a conferência brasileira. Os representantes brasileiros também abordarão os vários “Cursos de Teologia” para leigos e leigas oferecidos por dioceses, regionais e faculdades.