“Revista Ecoteologia”, fruto de encontro, é lançada pela Rede Eclesial Pan-Amazônica


 


 


“Revista Ecoteologia”, fruto de encontro, é lançada pela Rede Eclesial Pan-Amazônica


Fortalecer a caminhada da reflexão ecoteológica, iluminar discussões e debates, e contribuir com a luta e defesa da Amazônia são alguns dos objetivos da “Revista Ecoteologia” lançada pela Rede Eclesial Pan-Amazônica. O material é fruto de um encontro de teólogos realizado em setembro do ano passado em Brasília.


A REPAM, sensível à dinâmica da vida pastoral das comunidades amazônicas, acolhe, fortalece e favorece o diálogo sobre “as espiritualidades que dão força à caminhada”. Dessa proposta, nasceu o encontro de ecoteologia, que deu origem à publicação.


Durante dois dias, com apoio da Comissão Episcopal para a Amazônia (CEA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Grupo de Trabalho Igreja e Mineração da CNBB e da Rede Iglesias y Minería, homens e mulheres, leigos e religiosos, de vários estados da Amazônia, e de fora dela, conversaram, compartilharam, refletiram e celebraram o dom da vida e da luta por justiça e paz.


A publicação traz nove textos apresentados pelos assessores e assessoras durante o encontro. “São textos profundos e simples, falam de ecoteologia a partir do lugar das mulheres, dos que lutam pela terra, dos que atuam com os povos indígenas, dos que resistem ao avanço da mineração”, afirmou Moema Miranda, uma das organizadoras do evento e da Revista. “Falam, também, a partir do lugar dos que estudam e ensinam. Falam, ainda, como teólogos e teólogas”, completou Moema. A revista pode ser encontrada no site da REPAM, na seção publicações.


Texto: Paulo Martins – Comunicação Repam/Comissão Especial da Amazônia
Ilustração: detalhe da capa da revista.