São João de Deus


 



Depois se tornou vendedor de livros na zona de Gibraltar e por fim chegou a Granada onde continuou vendendo livros. Foi em Granada que ouviu as pregações de São João de Ávila. Ficou totalmente transtornado. Voltou para a loja e queimou os livros imorais, e distribuiu o resto entre os pobres e curiosos.  Ele ficou totalmente louco e foi internado num manicômio. Foi providencial porque foi no manicômio que ele realmente descobriu sua vocação.


Ele ficou chocado pelo “tratamento desumano que os doentes receberam no manicômio, a falta de higiene, de terapia, além do abandono quase total em que os doentes mentais eram deixados” (cf. O Santo do Dia, Servilio Conti, p.108). João descobriu que Deus estava o chamando para tomar cuidado dos doentes mentais. Deixou o manicômio em 1539, alugou uma casa e nela colocou todo tipo de doentes. Com a ajuda de colaboradores, fundou a ordem dos “Irmãos Hospitalários”, conhecido como “Irmãos Hospitalários de São João de Deus”.


Tal foi o nome que lhe deram por desconhecer seu sobrenome. O seu trabalho aumentou e foi abençoado. Depois de doze anos de trabalho, orações e sacrifícios São João morreu em Granada em 8 de março de 1550. Em 1572 “Os irmãos dos enfermos” receberam o hábito e uma regra do papa Pio V. Hoje há mais de 100 hospitais da Ordem somente na Espanha e dezenas de outros espalhados pelo mundo inteiro. João de Deus foi canonizado em 1690 e declarado padroeiro dos hospitais, dos enfermeiros, dos livreiros e impressores.