São João Paulo II, servo fiel da Virgem Maria


O Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico, localizado em Crato, têm a única Capela da diocese dedicada a São João Paulo II, canonizado pela Igreja Católica em 2014. Por isso, desde o dia 13 de outubro, os membros da casa de formação e fiéis da comunidade participaram do novenário ao santo padroeiro que foi concluído hoje, dia 22 de outubro, com a celebração solene presidida por dom Gilberto Pastana, às 19h.


“O tema desse ano pegamos da ladainha de São João Paulo, dentre inúmeras virtudes,  que nós percebemos neste santo que nós conhecemos ainda com vida: ‘São João Paulo II, servo fiel da Virgem Maria’. Acho na casa de formação do seminário, o seminarista deve aprender e ter essa filiação, esse carinho especial a Nossa Senhora como São João Paulo II tinha, a ponto dele ter como tema do seu pontificado ‘Todo teu Maria’. O carinho que São João Paulo II tinha por Nossa Senhora, os seminaristas, os futuros padres também deve ter”, disse o reitor do Seminário que considerou a festa deste ano muito positiva em espiritualidade e participação dos fiéis.



Padre Cícero Luciano e dom Pastana. (Foto: Priscila Araújo)


Logo no início da celebração dom Gilberto falou da alegria de festejar este momento recordando as alegrias que teve ao encontrar São João Paulo II em vida, quando era pontífice da Igreja Católica. “A gente se sensibiliza muito ao recordar os encontros que tivemos e agora a sua presença santificadora na Igreja”, disse.


O novo espaço do seminário propedêutico, que antes funcionava em Barbalha, foi inaugurado dia 29 de dezembro de 2015. No ano seguinte, neste mesmo mês que estamos vivenciando, em outubro, foi celebrada a primeira festa de São João Paulo II, padroeiro da casa de formação. Neste segundo ano a festa contou com a participação de um número maior de fiéis e o valor arrecadado com a parte social será investido na formação dos novos padres e na construção da Capela Nossa Senhora da Conceição, que pertencia ao monsenhor Francisco Holanda Montenegro, nas proximidades do seminário.



Relíquia de São João Paulo II. (Foto: Priscila Araújo)

Tags: PropedêuticoSão João Paulo IIseminário