São Luís Gonzaga


 


No dia 21 de junho de 2018 a Igreja Católica celebra a Festa de São Luís Gonzaga. Luís nasceu em 9 de março de 1568, em Mântua, Itália. Foi apresentado como um belo exemplo de pureza e de inocência virginal algo raro pelos jovens do meio social do século XVI. Era jovem lúcido que encontrou sua vocação obedecendo à voz de sua consciência.  Luís frustrou as aspirações de uma família nobre que quis ele no exército de seu pai.


Uma viagem à Espanha, onde ficou alguns anos como pajem na corte de Francisco de Médici (1576- 1578) pôde conhecer a vida corrompida da corte, e resolveu consagrar-se à Deus com o voto de castidade. Uma doença renal o obrigou repousar por um tempo. Durante a doença entregou-se a oração e à leitura das vidas dos santos, especialmente o Compêndio da vida espiritual de Luís de Granada.


Aproveitou do seu tempo na Espanha para estudar filosofia na Universidade de Alcalá de Henares. Aos treze anos Luís recebeu a Primeira Comunhão das mãos de São Carlos Borromeu. Pouco depois decidiu entrar para a Companhia de Jesus, os Jesuítas. Com quinze anos Luís renunciou  ao título e à herança paternas e, entrou no Noviciado Romano da Companhia de jesus, sob a direção de São Roberto Belarmino. Esqueceu totalmente sua origem de nobreza e escolheu para si as incumbências mais humildes, dedicando-se ao serviço dos doentes, sobretudo na epidemia de tifo que atingiu Roma em 1590.


Acabou contraindo esta terrível doença enquanto transportava um doente ao hospital. Morreu na enfermaria do Colégio Romano, aos 23 anos de idade. Foi beatificado em 1605 (14 anos depois de sua morte) e canonizado em 1621. Declarado patrono modelo dos jovens em 1729 por  causa de sua admirável coragem em defender sua vocação, seu alto conceito da castidade e sua dedicação até à morte aos pobres e doentes O corpo de São Luís repousa na Igreja de Santo Inácio, em Roma.


Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista