Secretário-geral da CNBB participa de reunião de executivos do CELAM, em Bogotá


Secretário-geral da CNBB participa de reunião de executivos do CELAM, em Bogotá


O Secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, participou em Bogotá, na Colômbia, da Reunião de executivos do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).


O encontro reuniu representantes da presidência do CELAM, os presidentes dos diferentes departamentos, secretários executivos e os secretários-gerais das 22 Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe que avaliaram as atividades realizadas nos últimos meses e fizeram uma projeção das atividades para 2019; da Palavra de Deus e do magistério do Papa Francisco.


Durante a reunião, os secretários-gerais de cada episcopado tiveram um tempo para apresentar relatórios da realidade de cada país. Além disso, também foi debatido as proposta e perspectivas que serão analisados ​​para enriquecer o trabalho da organização que prepara a Assembleia Geral Ordinária do CELAM, que vai ocorrer de 13 a 18 de maio, em Honduras, que será de caráter eletivo.


De acordo com o CELAM, os relatos apontaram uma realidade comum que aflige os países que fazem parte do conselho. Temas como: corrupção, a desigualdade, a pobreza crescente, a violência comum e institucionalizada, tráfico de drogas, tráfico de seres humanos, convulsões sociais e políticas, a política não está a ser um serviço à humanidade e justiça, não está ajudando o bem das pessoas apareceram em todos os documentos.


Os relatórios incluem ainda, segundo o CELAM, a triste situação de abuso sexual de menores cometidos pelo clero, mas também o tratamento que a própria Igreja está dando e a contribuição da sociedade, agências e instituições.


O arcebispo de Maringá (PR), dom Anuar Battisti, que é presidente do Departamento de Vocações e Ministérios (DEVYM) do CELAM também esteve em Bogotá para a última reunião como presidente do departamento.


Dom Anuar faz um balanço das atividades realizadas na gestão 2015-2019 à frente da Pastoral Vocacional: “Formação permanente do clero, formação dos padres que trabalham em seminários menores e maiores, vários encontros com especialistas nas dimensões da formação Presbiteral”.


Ele ainda destacou a realização do primeiro congresso continental de leigos. “Também acompanhamos o diaconato permanente na América Latina e na sua organização internacional. Foram feitas publicações de textos para seminários obedecendo as diferentes etapas da formação. Queremos continuar servindo a Igreja. E que este continente, chamado por Bento XVI de continente do amor, seja sempre para todos nós um sinal vivo do Reino de Deus”.