Seminaristas tem cartilha de preparação para Congresso

A cidade de São Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, vai receber seminaristas de todo o Brasil para o 3º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, nos dias 10 a 14 de julho.O encontro é uma das iniciativas de preparação para o Mês Missionário Extraordinário e que terá como tema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, e o lema: “Sereis minhas testemunhas […] até os confins da terra” (At 1,8).

São esperados cerca de 400 participantes entre seminaristas, reitores e formadores de seminários, bispos e convidados, e será espaço de reflexão, troca de experiências e celebrações. Seu objetivo principal será animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros no Brasil, de maneira que a missão seja realmente eixo central da formação e os ajude a adquirir um autêntico espírito missionário.

Cartilha colabora com a preparação

Tendo consciência sobre a importância desse congresso para o processo formativo dos seminaristas no Brasil, a coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE), com a ajuda de colaboradores, elaborou uma cartilha de preparação. O propósito do material é envolver o maior número de seminaristas, reitores e formadores na reflexão sobre as temáticas que nortearão o Congresso. A intensão é que a cartilha seja estudada pelos seminaristas (Propedêutico, Filosofia e Teologia), diocesanos e religiosos, durante o primeiro semestre de 2019, como preparação efetiva de todos os formandos.

 

IMG_2294

Pe. Antônio Niemiec, secretário da União Missionária, e o seminarista Lucas Tadeu, coordenador do COMISE Nacional

Lucas Tadeu, seminarista da Arquidiocese de Brasília (DF) e coordenador do COMISE Nacional, fala que a maior expectativa para o congresso, mais do que números, está na animação missionária dos futuros sacerdotes no Brasil. “É uma urgência termos presbíteros missionários, não apenas no fazer missão, mas em ser e ter um espírito missionário em tudo que faz. O congresso quer animar seminaristas para que nós tenhamos casas de formação com o espírito cada vez mais missionário, de saída e abertura, em busca desta Igreja que quer ir ao encontro das pessoas”, destacou o seminarista.

Inscrições estão abertas

As 400 vagas foram distribuídas para os Regionais e o número correspondente foi comunicado à coordenação regional dos COMISEs. Nas inscrições, levar em consideração a representatividade das etapas de formação (propedêutico, discipulado, configuração e síntese vocacional), das dioceses e das casas de formação religiosas, formadores e reitores, bispos e convidados.

As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de maio, preenchendo a Ficha de Inscrição neste site.

Caso você não tenha um perfil já criado no sistema da CNBB, crie um Novo Usuário. Efetuado o cadastro no sistema, você vai receber uma mensagem no seu e-mail, com o link para poder acessar a página “Serviços da CNBB”; clicando nos “Eventos da CNBB”, você poderá fazer a inscrição ao Congresso.

Baixe a Cartilha de Preparação para o 3º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

Baixe o cartaz de divulgação do 3º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas