Diocese de Santo André (SP) inclui pessoas com deficiência visual com folheto litúrgico em braile

Dom Pedro Cipollini: “Iniciativa vem colocar em prática este nosso plano de pastoral de incluir a todos”

Desde o dia 29 de janeiro deste ano, a diocese de Santo André (SP), que compreende toda a região do grande ABC no sudeste do estado de São Paulo, apresenta uma inovação voltada para pessoas com deficiência visual: criação de uma versão em Braile do folheto ABC litúrgico, que existe há 40 anos.

Segundo o bispo da diocese, dom Pedro Carlos Cipollini, e também presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a iniciativa surgiu como um apelo do oitavo Plano de Pastoral de Santo Andre que está baseado nos dois trilhos acolhida e missão, caminho apontado pelo 1º Sínodo da diocese, realizado de 2016 a 2017.

“Esta iniciativa vem colocar em prática este nosso plano de pastoral de incluir a todos. Que possamos ter este sonho missionário de chegar a todos. Deus abençoe a Pastoral da Inclusão em nossa diocese, todas as pessoas envolvidas e todos que vão usar este folheto”, disse.

O folheto em braile, que está sendo distribuídos às 106 paróquias da diocese, foi desenvolvido pelo Setor de Inclusão da diocese de Santo André. De acordo com o padre Claudio Pereira dos Santos, assessor diocesano do Setor Inclusão, o propósito do projeto é que a pessoa com deficiência visual sinta-se acolhida e integrada em sua comunidade.

O padre informou que o Setor Inclusão está preparando com todo carinho esse material para que chegue ao maior número possível de pessoas. “Ajudem-nos a divulgar em todas as 106 paróquias e inúmeras comunidades mais essa boa notícia em nossa diocese. Que Deus nos abençoe e nos conduza nesta linda missão”, comenta o padre, afirmando que a iniciativa de um Setor de Inclusão em uma Igreja particular é pioneira no Brasil.

Para adquirir o folheto
Para ter o folheto em mãos, a encomenda do ABC Litúrgico em Braille deve ser feita por meio do Centro Diocesano de Pastoral, pelo e-mail: centropastoral@diocesesa.org.br WhatsApp: (11) 99981-1233, ou pelo telefone: (11) 4469-2077.