Novena Regional do Natal é vivenciada nas comunidades

“Preparando os caminhos do Senhor” com essa temática a Novena Regional do Natal vem sendo ao longo de quase três décadas sinal de esperança, fé e partilha. Neste ano de 2020 desafiante por conta da pandemia do COVID-19 o Regional produziu a Novena em parceria com as Edições CNBB. A proposta foi viabilizar os custos de impressões e aprofundar cada vez mais a parceria entre as duas entidades.
Para dom Valdemir Vicente, secretário do Regional NE 1, esse ano somos desafiados “a encontrar as razões de nossa fé e a experimentar a certeza de que caminhamos confiantes na presença e na companhia de Deus, no seu mistério amoroso revelado em seu filho Jesus. O Coronavírus levou muitas vidas, destruiu muitas pessoas, esfacelou muitas famílias, desestruturou muitas situações, abalou as estruturas do mundo. Mas, não pôde abalar a fé e a esperança do povo de Deus nas estradas da vida e nem sua esperança de chegar a dias melhores, na futura terra prometida”. 

 

TESTEMUNHOS DE COMUNIDADES
A Capela Patrimonial Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro Moura Brasil, em Fortaleza, vem realizando os encontro com os livretos do Regional nas famílias da comunidade. Para Rodrigo Queiroz, membro da Capela Patrimonial, esse é um momento onde “salientamos o trabalho muito forte de leigos e leigas com visita missionária as famílias da comunidade Moura Brasil. Devemos também salienta a força dessa novena pela luz missionária da evangelização, levando em consideração ano de pandemia, de crise, de doença”.  
Comunidade Moura Brasil – Acervo da Capela Patrimonial Santa Teresinha do Menino Jesus
Acervo da Capela Patrimonial Santa Teresinha do Menino Jesus

Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Pirambu (Fortaleza), as Novena de Natal ganharam força com a criação do Grupo da Missão (hoje COMIPA) que vem desenvolvendo, desde 2009, atividades de incentivo à realizações dos encontros bíblicos: CF, Mês Vocacional, Estudo do mês da Bíblia, Mês Missionário entre outros momentos. Os encontros do Natal acontecem nas Comunidades: Matriz, São José, Santa Teresinha, Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida e no Grupo Sagrada Família. Também haverá lives produzidas pela Pascom Paroquial para as redes sociais da Paróquia.

Presbitério da Paróquia do Pirambu – acervo Pascom Paroquial
COMPOSIÇÃO DO LIVRETO
A Novena é composta por encontros, orações, cânticos e momentos de partilhas:
1º Encontro – Palavra prometida

2º Encontro – Palavra, luz da vida
3º Encontro – Palavra anunciada
4º Encontro – Palavra transbordante
5º Encontro – Palavra revelada
6º Encontro – Palavra acolhida
7º Encontro – Palavra encarnada
8º Encontro – Palavra pequenina
9º Encontro – Palavra celebrada
Vendas de Novenas
As Novenas foram vendidas na sede da entidade, nas Livrarias Paulus e em algumas Cúrias Diocesanas.

Por: Setor de Comunicação Regional