Secretários-executivos dos regionais encontram-se na sede da CNBB

Secretários-executivos dos 18 regionais e assessores das Comissões Episcopais Pastorais da entidade participam da reunião anual, que acontece desde a manhã desta terça-feira, 5. Na pauta, o trabalho de evangelização desenvolvido pelos dois grupos e a partilha dos desafios, experiências e conquistas de cada um deles.

Segundo o subsecretário adjunto de pastoral, padre Marcus Barbosa, o momento é de contato e de conhecimento. “A ocasião é de fortalecimento da missão que cada um tem sobretudo nessa dimensão pastoral e também administrativa da Igreja”, disse.

A abertura do encontro contou com a participação do arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que compartilhou com os presentes os desdobramentos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio. Dom Walmor ressaltou também a importância do “belíssimo” trabalho desenvolvido pelos regionais.

Com foco nos eixos da Gestão, Espiritualidade/Formação e Comunicação, a secretária do regional Nordeste 5, Martha Bispo, disse que dom Walmor animou-os a realizar uma participação sempre com foco na transparência. “Ele nos motivou para que não fiquemos só em cima de estruturas, mas para que também foquemos nas pessoas”, disse.

Já o secretário-executivo do regional Norte 1, diácono Francisco Andrade de Lima, afirmou que o encontro é de muita importância para a comunhão da Igreja no Brasil. “É um encontro muito importante para a caminhada dos nossos regionais, a gente traz as nossas alegrias e as nossas esperanças”, salientou.

O diácono disse também que a Igreja vive um tempo muito bonito com a realização do Sínodo para a Amazônia e que o encontro era oportuno para partilhar sobre os frutos do evento e a vida e a caminhada das igrejas particulares dos regionais.

Programação

Além do diálogo entre assessores e secretários estão previstas outras atividades ao longo do encontro. Na programação consta uma reunião entre os secretários-executivos e os colaboradores da sede, responsáveis pelos setores administrativos da entidade. Além disso, um momento dedicado ao Sínodo da Amazônia e as Campanhas da CNBB está previsto. O encontro segue até a próxima quinta-feira.

Regional NE 1 

A Secretária Executiva do Regional NE 1, irmã Rosália Alencar Alves, se faz presente nessa reunião.

Acompanhe as imagens: https://www.flickr.com/photos/cnbbnacional/albums/72157711655307583