23ª ARP: Assembleia digital e Coletivas de Imprensa

As novas tecnologias foram um marco diferencial na 23ª Assembleia Regional de Pastoral, afirmou dom Vasconcelos.

Por: Alex Ferreira – setor de comunicação do regional 

O uso da tecnologia marcou as atividades da secretaria da 23ª Assembleia Regional de Pastoral, os recursos de grupo de whatsapp, qrcodes, transmissões das Celebrações Eucarísticas e atividades culturais foram as novidades durante a Assembleia, sendo a Equipe de Comunicação, o TI  e os Grupo de Assessores os responsáveis por essa inovação aos trabalhos.

Pe. Edson Bantim Foto: Pascom de Tianguá

Padre Edson Bantim, assessor da Assembleia falou na Solenidade de Abertura sobre a utilização das novas ferramentas: “utilizaremos ao longo da Assembleia os recursos digitais constantemente. Todos serão levados a utilização dos meios eletrônicos para participação efetiva da Assembleia, dando sugestões e planejamentos, isso será feito a partir de formulários digitais. As votações será imediata, saberemos o número de pessoas e quais pessoas votaram, quais projetos, sugestões deram e que realidades pediram para serem vistas. Desse modo nós agilizaremos os trabalhos e a necessidade de tempo para sínteses”, falou o assessor.

Assembleia Digital 

Dom Vasconcelos, vice-presidente do Regional, falou em Coletiva de Imprensa sobre essa novidade da Assembleia: “temos que registrar o avanço da tecnologia. Talvez seja um legado que a pandemia nos deixou, de nós aperfeiçoamos a maneira de participamos com uma tecnologia mais avançada, sem precisar de cada pessoa escreverem, sem levantarem, mais através de um aplicativo a gente pode votar, interagir e participar. Isso tem sido muito bom e tem dado um avanço em nossa assembleia”, falou o bispo de Sobral.

Dom Vasconcelos Foto: Ludimá Marques – Santuário de Fátima

Coletiva de Imprensa 

Foram realizadas duas coletivas durante a Assembleia, a primeira ocorreu na tarde do dia 20/10 e contou com a presença de dom Magnus Henrique, bispo do Crato e presidente do Regional; dom Edimilson Neves, bispo de Tianguá e referencial para a Comissão de Liturgia e Padre Watson Façanha, assessor regional. A segunda coletiva aconteceu no final da tarde do dia 21/10 e foi conduzida por dom Vasconcelos, bispo de Sobral e vice-presidente do Regional; dom Aurélio Pinto, bispo de Quixadá e referencial da Comissão de Juventude e Padre Arnoldo Sales, assessor da Assembleia.

As Coletivas tiveram temas específicos e contou com a participação de representantes de rádios, TV Rede Vida e Pascom’s, sendo organizada pelo Setor de Comunicação do Regional e transmitida pela Pascom Diocesana de Tianguá.

Acompanhe as coletivas: 1º dia e 2º dia 

Fotos da Coletiva