40 anos do Regional NE 1 é celebrado em reunião do CONSER

Após quase dois anos do inicio da pandemia do COVID-19, o Regional NE 1, promoveu nos dias 25, 26 e 27 de outubro, de forma presencial, o Conselho Episcopal Regional. Com as devidas precauções e seguindo as orientações sanitárias os bispos, representantes de Comissões, Pastorais, Movimentos e Organismos estiveram presente em Fortaleza para a reunião do CONSER.

O um dos principais pontos do encontro foi a celebração dos 40 anos do desmembramento do Regional NE 1, ocorrido a partir de 1980. Para esse momento foi trabalhando uma abordagem histórica do regional a partir da temática da sinodalidade, ministrada pelo pe. Marcelino Sivinski, primeiro secretário do regional.

 Celebrando os 40 anos de Nordeste 1: Ceará 

O Regional NE 1 era composto pelos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, em 1980 foi aprovado o desmembramento, com isso o Ceará, composto pela arquidiocese de Fortaleza e as dioceses de: Crato, Sobral, Limoeiro, Crateús, Quixadá, Tianguá, Itapipoca e Iguatu.

Celebrando esse momento foi realizado uma abordagem histórica por pe. Marcelino Sivinski e também uma mesa redonda, composta por: dom José Antonio (arcebispo de Fortaleza); dom Vasconcelos (presidente do regional); pe. Ivan Sousa (Comissão de Liturgia); pe. Lopes (COMIRE); pe. Silvio Scopel (Com. Shalom); Regilvânia Mateus (Pastorais Sociais); Erivan Silva (Catequese); Elza Braga (ex membro da Pastoral Urbana) e Elisian de Carvalho (subsecretária 1996-2000).

Celebração Eucarística

No final da tarde foi celebrada a Eucaristia, dom Vasconcelos presidiu a Celebração, concelebrada pelos demais bispo e padres. Estavam presentes leigos e leigas das Comissões, Pastorais, Movimentos e Organismo. O coral da catedral de Quixadá foram os responsáveis pelos cânticos da celebração.

Confraternização 

Ao final da Celebração teve a apresentação do cantor Zé Vicente, que também está celebrando 40 anos de caminhada musical.

Ações do Regional para 2022

Foram apresentadas as ações encaminhadas pelo CONSER de novembro/2020 e junho/2021: Escola Regional e Plano de Comunicação, referentes ao Pilar da Palavra e do Pão, respectivamente.

Matéria em construção*

Por: Setor de Comunicação do Regional