4ª Ampliada Nacional rumo ao 13º Intereclesial


Está acontecendo no Centro de Expansão, Diocese de Crato, o 4º Encontro da Ampliada Nacional das CEBs que teve início ontem, dia 24, e o encerramento será domingo dia 27. A pauta do encontro é sobre os preparativos do 13º Intereclesial das CEBs do Brasil que acontecerá em Juazeiro do Norde de 7 a 11 de janeiro de 2014, por ocasião do centenário da Diocese. Faz-se presente neste encontro representantes dos 17 Regionais da CNBB no Brasil, os bispos Dom Geovani de Tocantinópolis – TO, Dom Adriano de São Feliz do Araguaia – MT e Dom Fernando Panico, de Crato-CE, juntamente com os assessores nacionais das CEBs Pe. Benedito Ferraro de Campinas – SP, Pe. Nelito e Sérgio Coutinho da CNBB – Brasília, Ir. Mercedes de Goiás Velho – GO e Ir. Tea Frigério de Belém – PA, Frei Gilvander – MG. Estão presentes também, representantes de todas as Dioceses do Regional Nordeste 1 (Ceará).


Ontem houve a socialização da caminhada das CEBs nos Regionais, análise de conjuntura sobre “o Estado que queremos”. 


Hoje está tendo um estudo sobre a saúde pública e alternativa nas comunidades e o planejamento que está sendo executado pelo Secretariado Nacional em preparação ao 13º Intereclesial. Na noite de hoje, dia 25, haverá ainda o lançamento do Texto-Base no Círculo Operário do Santuário Nossa Senhora das Dores em Juazeiro do Norte as 19 horas e a coordenação do evento convida a todos os interessados para se fazerem presentes. 


No sábado, às 15 horas, os representantes dos Regionais estarão visitando as paróquias de Crato, Juazeiro e Barbalha onde ficarão hospedados durante o evento em janeiro de 2014. 


No domingo serão feitos os comunicados da CNBB e levantamento de propostas para o documento que os bispos devem aprovar na 50ª Assembleia Geral a ocorrer no mês de abril, em Aparecida – SP,  sobre Comunidades de comunidades: uma nova paróquia; 2014: ano do laicato; e os 50 anos do Concílio Vaticano II. Coordena o encontro da Ampliada Nacional das CEBs o padre Vileci Basílio Vidal, da Diocese de Crato, Assessor  para o evento e articulação das CEBs Regional.


Ver fotos