57ª AG – 2019: Dom Severino: “O documento 105 da CNBB é o grande legado para o laicato no Brasil”


 


 


Dom Severino: “O documento 105 da CNBB é o grande legado para o laicato no Brasil”


A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, apresenta na tarde desta segunda-feira, 06 de maio, um balanço das atividades realizadas em todo o país durante o último quadriênio (2015-2019). O bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão, dom frei Severino Clasen, irá abordar na plenária da 57ª Assembleia Geral as principais ações e o legado construído dentro do âmbito do laicato no Brasil.


Dom frei Severino destaca como a maior contribuição da Comissão nos últimos anos, a aprovação do Documento 105 da CNBB – ‘Cristão Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade’. “Dentro do Documento 105, uma grande obra da Igreja no Brasil, contém todo o direcionamento da ação dos leigos e leigas no âmbito eclesial e social. O texto impulsionou toda a construção do Ano Missionário e a culminância com o Ano do Laicato que movimentou praticamente todas as dioceses do país”, destacou o bispo.


De acordo com o presidente da Comissão, o Documento 105 da CNBB trouxe aos leigos um novo olhar para a importância de sua ação e comprometimento. “O documento trouxe diretrizes, orientações e a consciência dos cristãos leigos e leigas como sujeito na ação evangelizadora”, destacou. O bispo disse ainda, que, “tem muito para se fazer no âmbito do protagonismo dos leigos, sobretudo no campo da sociedade. Temos um laicato muito voltado para dentro da igreja, precisamos fortalecer este trabalho onde o leigo está: na família, no trabalho, nas escolas, nas universidades e nos meios de comunicação”.


Dom frei Severino esteve à frente da Comissão para o Laicato nos últimos oito anos e acompanhou todo o processo de fortalecimento do protagonismo dos leigos e leigas na ação evangelizadora da Igreja no Brasil.


Por Franklin Machado