66 ANOS DA CNBB


                                          


No dia 14 de outubro, próximo passado, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completou 66 anos de existência. A Conferência é um organismo permanente que reúne os Bispos católicos do Brasil que, conforme o Código de Direito Canônico, “exercem conjuntamente certas funções pastorais em favor dos fiéis do seu território, a fim de promover o maior bem que a Igreja proporciona aos homens, principalmente em formas e modalidades de apostolado devidamente adaptadas às circunstâncias de tempo e lugar, de acordo com o direito” (cf. Cân. 447). Para celebrar os 66 anos de existência, a Conferência fundada em 1952, no Rio de janeiro, resolveu promover um evento de integração entre os colaboradores da Sede com o projeto social da entidade: “Correndo atrás de um Sonho”.


 


A programação contou com uma corrida de rua, a Santa Missa, a apresentação de um documentário sobre o “Correndo atrás de um Sonho” e o lançamento da pedra fundamental da sede do projeto social, que fica no INCRA 08, em Brasilândia (DF). A corrida foi dividida em duas categorias, adulta e infantil. Houve a entrega de troféus para os três primeiros colocados e medalhas para todos os 400 corredores que participaram da prova adulta de 6 km e infantil de 600 metros. O projeto teve como finalidade educar por meio da prática esportiva, de modo especial, o atletismo. O lema da CNBB de outubro de 2018/2019 é “perseverança, mansidão e firmeza”. Segundo Padre Antônio da Paixão, subsecretário Adjunto geral da CNBB, “os assessores e colaboradores continuam unidos e felizes, para oferecer o melhor para a presidência. Nossa motivação é perseverar no processo do servir profissional, eclesial e social, com mansidão e firmeza”.


A fundação da CNBB deve muito a intuição muito lúcida de Dom Helder Câmara, que contou com o apoio no Vaticano do então Monsenhor Montini que mais tarde viria a ser o Papa Paulo VI, e que recentemente foi canonizado, e com a aprovação do Papa Pio XII, que em 1952 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, como viria a ser conhecida foi solenemente aprovado. A Conferência começou dez anos antes do Concílio Vaticano II, que viria propor que todos os países contassem com suas respectivas Conferências Nacionais. Assim,  a Igreja Católica no Brasil foi um exemplo no Concílio para os bispos de todo o mundo. (cf. Dom Demétrio Valentini, no 40º. Aniversário).


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, segundo seu estatuto, tem por finalidade ou missão: “a) aprofundar cada vez mais a comunhão entre os Bispos brasileiros; b) estudar assuntos de interesse comum da Igreja e do país, para melhor promover a ação pastoral orgânica; c) deliberar em matérias de sua competência, segundo as normas do direito comum ou de mandato especial da Sé Apostólica; d) manifestar solicitude pela Igreja, através da comunhão e colaboração com a Sé Apostólica e com outras Conferências Episcopais; e) cuidar do relacionamento como os poderes públicos, a serviço do bem comum, ressalvado o conveniente entendimento com a Nunciatura Apostólica, no âmbito de sua competência específica”. (cf.Wikipédia). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é uma das organizações mais respeitadas e admiradas no país.