Encontro da OSIB Regional NE 1 acontece em Fortaleza


 



 


          Nos dias 09 e 10 de outubro foi realizado no Seminário de Filosofia da Arquidiocese de Fortaleza, no bairro do Antônio Bezerra, o Encontro da OSIB Regional NE 1 (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil), com a presença de dom Esmeraldo Barreto – Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, também estiveram presentes: dom Gilberto Pastana (Crato), dom Edson de Castro Homem (Iguatu), dom Ângelo Pignoli (Quixadá), dom André Vital (Limoeiro) e dom Antônio Roberto Cavuto (Itapipoca e bispo referencial da Comissão para Ministérios Ordenados, além de padres responsáveis pela formação nas dioceses do regional, representantes dos seminaristas, COMISE, CRB, Institutos de Vida Seculares e a secretária executiva do regional, irmã Rosália Alencar Alves.


        Dom Esmeraldo Barreto enfatiza a iniciativa da OSIB e da Comissão de Ministérios Ordenados para a realização desse evento, também aborda três pontos: “o primeiro ponto é dar continuidade ao trabalho de uma pesquisa feita entre os seminaristas para levantamos os principais desafios encontrados na formação no estado. O segundo ponto é a orientação da Santa Sé, que se chama Ration Fundamentalis, como essa orientação ilumina esses desafios para que possamos encontrar saídas. O terceiro é a partir do documento da última assembleia, em abril, que é a atualizar as diretrizes para a formação de presbíteros no Brasil”, no diz o bispo.



Dom Ângelo, Roberto Guilhermino, Irmã Rosália e dom Edson em destaque


 


       Roberto Guilhermino, seminarista da filosofia na arquidiocese de Fortaleza e representante da executiva do COMISE NE 1, diz: “é importante ver a realidade em que os formadores estão se preparando para poderem nos preparar. Quais as urgências que os seminaristas tem nessa vida de formação”, também acrescenta, “estamos vendo diversos pontos que acabam fragilizando a vida missionária do seminarista, que precisam ser revistos. Nosso desejo é ter uma vida missionária ativa, na prática pastoral, no seminário e na faculdade, além da vivência com o povo de Deus”. Enfatiza a relevância da construção do plano regional de formação, sobretudo da unidade formativa, para o preparo da vida presbiteral e as mudanças ocorridas no mundo atual.



        Um dos objetivos do encontro é elaborar as diretrizes formativa no regional, nesse sentido, dom Esmeraldo acrescenta: “queremos elaborar diretrizes no regional em busca de uma maior sintonia e unidade entre as casas de formação, faculdades e a vivência pastoral. Esse encontro é mais um passo para que um projeto formativo possa se concretizar aqui no Nordeste 1″.


Por: Alex Ferreira – setor de comunicação


Imagenshttps://bit.ly/2INkHeE