A construção de uma cultura de paz é o eixo central do Dia Nacional da Juventude 2018, celebrado neste domingo


A construção de uma cultura de paz é o eixo central do Dia Nacional da Juventude 2018, celebrado neste domingo


O papel do jovem brasileiro na construção de uma cultura de paz é o foco do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2018 que será celebrado neste domingo, 21 de outubro. A juventude está organizada de maneira plural e com várias expressões: movimentos, grupos jovens paroquiais, grupos de PJs, novas comunidades, congregações entre outras, ressalta o bispo de Valença (RJ) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dom Nelson Francelino Ferreira.


“Celebrar o DNJ é uma oportunidade de se aproximar da pluralidade das experiências e perceber a força da comunhão celebrativa das nossas juventudes, reafirmando e visualizando seu protagonismo dentro da Igreja e da sociedade”, destaca.


Neste ano, o DNJ apresenta o tema “Juventude construindo uma cultura de paz” e o lema “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33) e a data será comemorada no mesmo período em que acontece a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a juventude, em Roma, um momento importante de protagonismo da juventude no mundo.


Para dom Nelson Ferreira, a juventude é um lugar teológico, que nos revela a inquietude do coração de Deus. “Deus é jovem”. “Que a juventude nos ajude, como Igreja, a reencontrar a ‘alegria do Evangelhos’, nos estimulando a sair de nossas estruturas e nos pôr a caminho na direção de nossos grandes desafios.  Os espaços de atuação da juventude são muito amplos e a sua ousadia nos contagiará. Ela não é só esperança, ela já é realidade transformadora é encantadora”, diz.


Essa temática da construção da cultura da paz traz para os jovens uma possibilidade enorme de caminhos para trabalhar a não violência. Dom Nelson ressalta que para construir esse caminho, os jovens precisam estar envolvidos em diversas frentes.


“Seja através da oração, meditação e tomada de consciência. Mas, sobretudo, nas rodas de conversa, através das reivindicações de políticas públicas, visando um grande pacto entre os governos, os políticos, a iniciativa privada, organizações não governamentais e a sociedade em geral para elevarmos as políticas públicas para a juventude a um lugar de destaque no debate político municipal e estadual, ocupando definitivamente seu espaço no planejamento das cidades, Estados e do governo federal”, afirma.


Ainda segundo o bispo de Valença (RJ), a CNBB foi muito feliz na escolha do tema da CF/2019 sobre Políticas Públicas. “Que possamos formar, estimular e acompanhar a nossa juventude católica a ocupar seus lugares nos conselhos paritários, nas escolas e universidades; enfim em toda a sociedade para criar políticas públicas que socorram a nossa juventude desencantada e machucadas com políticas preventivas e não repressivas, capaz de reverter esses dados estatísticos tão assustadores”, finaliza o bispo.


Programação



Divulgação


Neste fim de semana, o DNJ será celebrado em várias Arqui/dioceses pelo Brasil. Em Trindade (GO), o DNJ será celebrado, dia 20 de outubro, com uma gincana solidária, organizada pela Paróquia de Trindade em parceria com as Obras Sociais Redentoristas e a Juventude Missionária Redentorista.


Neste sábado também, em Belém do Pará, como a data bate com as comemorações do Círio de Nazaré, este ano o DNJ será em meio a Romaria da Juventude. Estão sendo esperados 30 mil jovens.


Já no domingo, será a vez da juventude de Pouso Alegre (MG) se reunir para comemorar a data.


No Rio de Janeiro (RJ), o DNJ será no dia 27 de outubro com uma convocação especial do cardeal Orani João Tempesta para os crismados.


Celebrações do DNJ que já ocorreram



Juventude da Diocese de Caruaru (PE)


Na Diocese de Caruaru (PE) a comemoração foi no último domingo, dia 14 e contou com a presença de aproximadamente 1.500 jovens das 19 cidades que compõem a Diocese. A proposta do evento foi incentivar o debate sobre o papel da juventude como protagonista da paz.



Summer Beats 2018 (SP)


Em São Paulo (SP), o DNJ foi celebrado com uma grande festa no Summer Beats 2018. O evento aconteceu no dia 16 de setembro e teve a presença de diversos nomes da música católica como Rosa de Saron, Frei Gilson, Colo de Deus, Eliana Ribeiro, Thiago Brado, Adoração e Vida e Tony Allysson. A programação contou ainda com gincana, feira vocacional e missa presidida pelo arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer.


O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.