Alemanha: Semana Intercultural 2016



Representantes das maiores religiões do mundo – ANSA


Berlim (RV) – “Acolhimento, alojamento dos refugiados e integração de pessoas de várias culturas, línguas e religiões.” 


São os temas principais abordados na declaração comum das Igrejas sobre a Semana Intercultural 2016 que se realizará na Alemanha, de 25 de setembro a  1º de outubro próximos, sobre o tema a “Multiplicidade, melhor coisa contra o pensamento único”.


O documento, publicado recentemente, é assinado pelo presidente da Conferência Episcopal Alemã, Cardeal Reinhard Marx, pelo presidente do Conselho da Igreja Evangélica na Alemanha, o bispo Heinrich Bedford-Strohm, e pelo presidente da Conferência dos Bispos Ortodoxos, o metropolita Augoustinos.

 

No texto, refere o jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano, se sublinha que é “preciso enfrentar o desafio apresentado pela situação dos refugiados”, e que as Igrejas devem “ser capazes de acolher preocupações e medos”, conscientes de que “não existem soluções fáceis e rápidas”.


A declaração recorda que a Alemanha reconhece “o direito de asilo como estabelecido pela lei fundamental e pela Convenção de Genebra”. Isso torna a Alemanha uma nação onde o “acesso a quem procura refúgio é gerido com procedimentos justos e imparciais para garantir proteção a quem precisa independentemente do país de origem”. 


A Semana Intercultural 2016, que se encontra em sua 41ª edição, analisará os temas através de cinco mil eventos que serão realizados em quinhentas localidades diferentes da Alemanha. (MJ)