Ascom e Setor de Campanhas da CNBB mobilizam colaboradores para a Campanha para a Evangelização

A Assessoria de Comunicação e o Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizaram, nesta quinta-feira, 16 de novembro, mais uma reunião da qual participaram 18 pessoas (jornalistas e secretários executivo dos regionais) do ciclo de mobilizações e preparação em vista da promoção, no período do Advento, da Campanha para a Evangelização 2023.

A Campanha tem como tema, este ano, “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”. Umas das ações da Campanha, é celebrar os 800 da criação do presépio por São Francisco. A campanha vai estimular as famílias, usando a hashtag: #presepioemcasa, a montarem e a compartilharem a montagem do presépio em suas casas.

A mobilização da campanha tem início no próximo dia 26 novembro, Festa de Cristo Rei, e se estende até o terceiro domingo do Advento deste ano. A Coleta para a Evangelização acontece nas celebrações de todas as comunidades católicas do Brasil dias 16 e 17 de dezembro.

Reunião com jornalistas e secretários-executivos dos regionais da CNBB. | Foto: print.

Mobilização dos dinamizadores da Campanha

Ao todo até agora foram realizadas três reuniões, entre os dias 14 e 16 de novembro, envolvendo jornalistas que atuam na comunicação e os secretários-executivos dos 19 regionais da CNBB e representantes de canais de tv e rádios de inspiração católicas articulados pela Signis Brasil. O objetivo dos encontros foi “apresentar e contextualizar os agentes mobilizadores sobre o sentido e os materiais de comunicação da Campanha para a Evangelização 2023”.

Secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul apresenta a Campanha para a Evangelização. | Fotos: Luiz Lopes – Ascom CNBB.

No primeiro momento, o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, o padre Jean Poul, fez uma apresentação sobre as Campanhas realizadas pela CNBB. De acordo com ele, a Campanha da Fraternidade (CF) tem um caráter mais “ad extra” e busca apoiar iniciativas caritativas da Igreja no Brasil por meio da Coleta Nacional da Solidariedade.

Já a Campanha para a Evangelização, de acordo com o padre Jean, tem um caráter mais “ad intra” no sentido de apoiar as iniciativas de evangelização das dioceses, regionais e da própria CNBB.

O assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, reforçou a importância de os agentes mobilizadores da Campanha, incluindo os jornalistas que são responsáveis pela Comunicação nos regionais, traduzirem os conteúdos também localmente. “A missão dos mobilizadores da Campanha é buscar fazer um ‘bê-á-bá’ para que todos compreendam as campanhas desenvolvidas pela CNBB. Aos representantes dos regionais cabe também identificar e dar publicidade localmente às ações apoiadas com recursos da Campanha “, ressaltou.

Materiais e cronograma

Durante as reuniões, a Assessoria de Comunicação da CNBB apresentou todos os produtos e conteúdos desenvolvidos para dinamizar a Campanha para a Evangelização 2023 nas redes sociais, rádios e televisões de inspiração católica, materiais didáticos e devocionais. Todos os materiais também já estão disponibilizados no site de campanhas.cnbb.org.br.

Para assegurar um alinhamento de publicações sobre a Campanha para Evangelização no Brasil, também foi apresentado o cronograma de comunicação e mobilização que indica o foco e que materiais serão divulgados durante cada semana do período do Advento.

Conheça e entenda os prazos:

Materiais comunicação CE 2022
CE 2023 – Planejamento Mídias