Avaliação e formação marcam segundo dia da 22ª Assembleia Regional de Pastoral da CNBB NE 1

O segundo dia da 22ª Assembleia Regional de Pastoral da CNBB NE 1 realizado nesta sexta- feira, dia 18 de outubro, foi marcado pela avaliação do quadriênio 2015/2019 e pela formação sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil.

A avaliação foi apresentada pela coordenação da assembleia e discutida pelos participantes no início da manhã. “Nós que fazemos um trabalho no regional, ficamos sempre com aquela preocupação: meu Deus, como é que a gente por fazer mais? A gente quer planejar algo melhor para mais quatro anos. Se as dioceses não caminharem em sintonia com as ações do Regional e vice-versa, não tem sentido o trabalho nem de um, nem de outro. É muito séria a questão! E principalmente agora, no próximo ano, que vai ser com novas diretrizes, agora vamos trabalhar com pilares”, considerou Mônica Pimentel, assessora da CNBB NE 1.

Logo após a avaliação, o bispo auxiliar de Porto Alegre e assessor do encontro, dom Leomar Brustolin, iniciou o momento formativo que aconteceu no decorrer de todo o dia. A ideia era fazer com que os participantes tomem conhecimento, estudem e planejem como aplicar as propostas das Diretrizes na realidade do regional.

Foto: Alex Ferreira – Setor de Comunicação Regional

“As diretrizes trazem um foco muito acentuado no valor da comunidade como um testemunho missionário diferenciado. Numa sociedade plural, especialmente marcada pela mentalidade urbana, são muitos os desafios. O cristianismo hoje precisa encontrar um novo jeito de caminhar. Não é um novo caminho, mas um novo jeito de caminhar. Todos nós percebemos que a Igreja tem muito a oferecer para uma sociedade como a nossa, mas precisa encontrar novos meios. Estamos com as diretrizes acreditando, em todo Brasil, que estamos iniciando novas propostas, novos caminhos, novas formas de trazer esse evangelho que a humanidade tanto precisa, que a sociedade brasileira tanto precisa e a Igreja é capaz de ajudar”, explicou o assessor.

O encontro que reúne bispos, padres, diáconos, religiosos e leigos representantes da arquidiocese, dioceses, pastorais, movimentos e organismos acontece até o próximo domingo no Centro de Pastoral São José, localizado em Quixadá.

Fotos: https://www.facebook.com/diocesedeitapipoca/

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE