Batizados e enviados: Diocese de Crato abre Mês Missionário Extraordinário

A partir deste domingo, dia 29 de setembro, está aberto, oficialmente, o Mês Missionário Extraordinário na Diocese de Crato, em comunhão com toda a Igreja Católica, conforme pedido do Papa Francisco. Há muito, a Igreja no Brasil tem o costume de viver o mês de outubro, dedicando-o às atividades e às ações missionárias. Começa sempre com a memória litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus (01/10), Padroeira das Missões. Mas, acolhendo a proposta do Papa Francisco, vai intensificar este tempo.

A intenção do Santo Padre, ao convocar um “mês extraordinário” é, justamente, “nutrir o ardor da atividade evangelizadora da Igreja ad gentes”, ou seja, “para todos os povos”. Além disso, este tempo também servirá para festejar o centenário da Carta Apostólica do Papa Bento XV “Maximum Illud”, sobre o trabalho desenvolvido pelos missionários no mundo.

Assim, concretizando este mês de setembro, dedicado à Bíblia, as 57 paróquias e 3 áreas pastorais, que compõem a região diocesana de Crato, fizeram-se presentes à Catedral Nossa Senhora da Penha, na tradicional Missa das 9h, para receber, das mãos do bispo, Dom Gilberto Pastana, réplicas da bandeira e da Cruz missionárias, essa ultima representada em um grande quadro. A Cruz oficial também vai peregrinar pela Diocese, mas a partir de um calendário, previamente planejado e estabelecido, a contar desta segunda-feira (30). A ideia é que a Cruz permaneça 1 dia em cada paróquia e área pastoral. Veja o calendário: BATIZADOS E ENVIADOS – 2

<< Na Catedral Nossa Senhora da Penha, Igreja-Mãe da Diocese de Crato, a abertura do Mês Missionário Extraordinário contou com a representação de todas as paróquias e áreas pastorais. Fotos: Patrícia Mirelly >>

Ao invocar sobre todos a bênção do envio, o pastor diocesano pediu: “Missão é transformação libertadora. Sejam, portanto, missionários do Senhor”. Agora, cada paróquia e área pastoral da Diocese, assim como as comunidades, a partir de suas respectivas realidades, devem planejar as atividades e ações a serem realizadas durante o mês de outubro, visando aumentar o ardor nos fiéis, buscando despertar neles a consciência de “batizados e enviados” numa Igreja em saída e em estado permanente de missão.

De acordo com o representante do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), Lucenildo Lima, a programação deve animar as pastorais, os movimentos e suas vivências missionárias.  Ele lembra, no entanto, que essas vivências devem ser extensivas à “missão lá fora”, isto é, para além do dia a dia das paróquias. “Reanimar a nossa Diocese, para estarmos em estado permanente de missão”, ressaltou.

<< Dom Gilberto abençoou as bandeiras e os quadros da Cruz Missionária, invocando sob os representantes das paróquias e áreas pastorais a bênção do envio, para que vivam e celebrem bem este tempo de missão “ad gentes”. Fotos: Patrícia Mirelly >>

Missionários do Senhor

Durante a homilia, Dom Gilberto ressaltou que três motivos congregam a igreja diocesana ao altar do Senhor: o domingo, por excelência consagrado a Ele; a conclusão do mês dedicado à Bíblia e a abertura do Mês Missionário Extraordinário, a pedido do Papa Francisco, para que todos, conscientes da sua condição de cristãos batizados, sejam enviados à missão. Esta, por sua vez – sublinhou o bispo – começa em casa, na comunidade e depois nos demais ambientes: escolas, universidades e locais de trabalho. E deu algumas pistas de como fazê-lo: retiro paroquial, vigílias, contemplação do Terço Missionário (Santa Teresinha, por exemplo) e visitas.

Além disso, apontou para a Carta de São Paulo a Timóteo (2ª Leitura da Missa), que exorta: “[…] procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e pela qual fizeste tua nobre profissão de fé […]”. E disse que o Evangelho (Lc 16,19-31), especialmente neste domingo, é ocasião para pensar a construção de uma Igreja ainda mais próxima do povo.

“Que os nossos sonhos não sejam de grandeza, de poder, mas de verdadeiras relações fraternas, humanas, de aproximação com os outros, os mais pobres, os mais simples. Que essas qualidades, que Paulo admoesta a Timóteo, sejam por nós abraçadas”, pediu.

<< Santa Missa foi concelebrada pelo bispo emérito, Dom Fernando Panico e padres da Diocese de Crato. Fotos: Patrícia Mirelly >>

Para saber mais:

Em 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciou publicamente para toda Igreja sua intenção de proclamar um “Mês Missionário Extraordinário”, em outubro de 2019, para celebrar o centenário da carta Apostólica Maximum Illud de seu predecessor o Papa Bento XV. Neste mesmo dia o santo Padre enviou uma carta ao Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para Evangelização dos Povos e presidente do comité supremo das Pontifícias Obras Missionárias (POM), encomendando “a tarefa de preparar este evento, especialmente através de ampla sensibilização das Igrejas particulares, dos Institutos de vida consagrada e Sociedades de vida apostólica, assim como, associações, movimentos, comunidades e outras realidades eclesiais”.

Continue lendo, aqui: http://www.pom.org.br/mes-missionario-extraordinario/

Para fazer download da versão em português: guia-do-mes-missionario-extraordinario

Dúvidas e informações: comididiocesedecrato@gmail.com

Contato (ligações e mensagens de WhatsApp): (88) 9.8849-3541 (Lucenildo Lima)

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação