Bispos recém nomeados pelo papa Francisco participam de encontro anual de apresentação na CNBB

De 05 a 09 de agosto de 2019, doze novos bispos recém nomeados pelo papa Francisco estarão reunidos na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), para participar do 30º Encontro para Novos Bispos promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. O mesmo número de prelados que participaram do encontro em 2018.

De acordo com a comissão, o objetivo é refletir sobre a pessoa e a missão do bispo na Igreja hoje, tratando de diversos temas pertinentes ao ministério episcopal, como a teologia do episcopado, as perspectivas da ação evangelizadora segundo as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil: 2019-2023, a aplicação do Direito Canônico na pastoral e orientações litúrgicas relacionadas ao ministério do bispo.

Os novos membros do episcopado da Igreja no Brasil foram nomeados de agosto do ano passado até a última nomeação de dom Jorge Pierozan, em 24 de julho deste ano. Segundo a comissão, o encontro também favorece o conhecimento da estrutura e do funcionamento da CNBB, por meio de diálogos com o secretário-geral e o presidente da entidade.

O “Encontro para Novos Bispos” ocorre anualmente na sede da CNBB. Em 2017, o evento bateu o recorde de bispos novos dos últimos anos com 24 bispos nomeados.

Ainda faz parte da semana, um encontro e celebração com o núncio apostólico  no Brasil, dom Giovanni d’Aniello, com representantes da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e visitas às Pontifícias Obras Missionárias (POM), ao Centro Cultural Missionário (CCM) e às Edições CNBB.

Novos bispos participantes do encontro e suas respectivas dioceses:

Dom Carlos José de Oliveira, da Diocese de Apucarana-PR

Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco, da Diocese de Bagé-RS

Dom Darley José Kummer, de Porto Alegre-RS

Dom Edson Batista de Mello, de Cachoeira do Sul-RS

Dom Evaldo Carvalho dos Santos, de Viana-MA

Dom Francisco Lima Soares, de Carolina-MA

Dom Hernaldo Pinto Farias, de Bonfim-BA

Dom João Francisco Bergamasco, de Corumbá-MS

Dom José Benedito Cardoso e Dom Jorge Pierozan, da Arquidiocese de São Paulo-SP

Dom Manoel Filho, de Palmeira dos Índios-AL

Dom Walter Jorge Pinto, de União da Vitória-PR

Foto capa: Bispos nomeados de agosto de 2018 a maio de 2019 apresentados à plenária da 57ª Assembleia Geral da CNBB. 
Crédito: Assessoria de Imprensa CNBB/Daniel Flores