Bispos rezam o terço nas sessões reservadas

Os bispos reunidos na 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheram vivenciar um momento a mais de espiritualidade durante o encontro anual. Antes de cada sessão reservada, realizada nas tardes de cada dia do encontro, os prelados chegam meia hora antes ao auditório Noé Sotillo para a meditação do Terço, devocional mariano de grande popularidade no Brasil.

“Nós quisemos rezar com o povo brasileiro, do jeito que a maioria do povo brasileiro reza, que é com o terço”, ressaltou o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado.

Ele conta que o momento não estava planejado, e que foi um pedido dos bispos para anteceder as sessões reservadas. “Se todos os assuntos são importantes e delicados para o bem de toda a Igreja, mais ainda aqueles assuntos que são especificamente reservados dos bispos, e só os bispos participam dessas sessões chamadas reservadas”, explicou.

“Começamos rezando, embora na Casa da Mãe Maria, o que, em si já é importante, com a Missa, a Liturgia das Horas, mas nós quisemos rezar com o povo brasileiro do jeito que a maioria do povo brasileiro reza que é com o terço. Então, nesse sentido, está sendo muito significativo que toda tarde, às 15h30, rezemos o terço até sexta-feira”, afirmou.

Oração diária do terço antes das reuniões reservadas no Santuário Nacional. | Foto: Luiz Lopes – Ascom 59ª AG CNBB