Cardeal John Henry Newman será proclamado santo – "O Coração fala ao Coração"


 


Serão proclamados santos Cardeal John Henry Newman e Maria Teresa Chiramel Mankidian, fundadora da Congregação das Irmãs da Sagrada Família. Será Beato Vittorio Emilio Moscoso Cárdenas, sacerdote da Companhia de Jesus, morto por ódio a fé no Equador em 1897. Reconhecidas as virtudes heroicas do cardeal húngaro József Mindszenty, Giovanni Battista Zuaboni, Emanuele García Nieto, Ir. Serafina Formai e Maria Berenice Duque Hencker, tornando-se Servos de Deus.


 


Padre Arnaldo Rodrigues – Cidade do Vaticano


“ Louvor Àquele que é Santíssimo no alto dos céus. E louvor nas profundezas; Belíssimo em todas as suas palavras, mas muito mais em todos os seus caminhos! (Cardeal John Newman – The dream of Gerontius) ”


Papa Francisco autorizou na terça-feira, 12 de fevereiro, Sua Eminência o cardeal Angelo Becciu, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, a promulgar o decreto que proclamará santo o cardeal John Henry Newman, fundador do Oratório de São Felipe Neri na Inglaterra.


O cardeal Newman foi beatificado por Bento XVI em 19 de setembro de 2010 em Cofton Park di Rednal, em Birminghan, Inglaterra. Em suas palavras na homilia de beatificação recordou o seu lema que era Cor ad cor loquitur, “O Coração fala ao coração” e um pequeno trecho de seus escritos:


“ O hábito da oração, que é a prática de se dirigir a Deus e ao mundo invisível em cada época, em todos os lugares, em qualquer emergência, a oração, digo, possui aquilo que pode ser chamado um efeito natural no espiritualizar e elevar a alma. Um homem já não é o que era antes; gradualmente… interiorizou um novo sistema de ideias e tornou-se impregnado de princípios límpidos (Parochial and plain sermons, IV, 230-231). ”


O Papa Bento XVI recordou também que “o ensinamento do Beato John Henry sobre a oração explica como o fiel cristão se colocou de modo definitivo ao serviço do único verdadeiro Mestre, e só Ele tem o direito à nossa devoção incondicionada (cf. Mt 23, 10). Newman ajuda-nos a compreender o que isto significa na nossa vida quotidiana: diz-nos que o nosso Mestre divino atribuiu uma tarefa específica a cada um de nós, um «serviço bem definido», confiado unicamente a cada indivíduo:


“ Eu tenho a minha missão — escrevia — sou um elo numa corrente, um vínculo de ligação entre as pessoas. Ele não me criou para nada. Praticarei o bem, realizarei a sua obra; serei um anjo de paz, um pregador de verdade precisamente no meu lugar… se o fizer obedecerei aos seus mandamentos e servi-lo-ei na minha vocação (Meditations and devotions, 301-2). ”


Sobre a importância de um laicato preparado para os dias de hoje, recorda-nos o cardeal Newman:


“ Quero um laicato não arrogante nem polémico, mas homens que conheçam a própria religião, que entrem nela, que saibam bem onde se erigem, que saibam o que crêem e não crêem, que conheçam de tal modo o próprio credo que dele prestem contas, que conheçam bem a própria história para a poder defender (The Present Position of Catholics in England, IX, 390). ”


O Beato John Newman foi um sacerdote anglicano inglês convertido ao catolicismo, posteriormente nomeado cardeal pelo Papa Leão XIII em 1879. Foi beatificado no dia 19 de setembro de 2010 pelo Papa Bento XVI. Criador da Universidade Católica na Irlanda e por algum tempo reitor da mesma.


A Beata Maria Theresa Chiramel Mankidiyan, fundadora da Congregação das Irmãs da Sagrada Família, nascida em Puthenchira (Índia) a 26 de abril de 1876 e falecida em Kuzhikkattussery (Índia) a 8 de junho de 1926, será também em breve santa;


Sera Beato o Servo de Deus Salvador Vittorio Emilio Moscoso Cárdenas, sacerdote professo na Companhia de Jesus, nascido em Cuenca (Equador) a 21 de abril de 1846 e morto, em ódio à fé, em Riobamba (Equador) a 4 de maio de 1897.


Com o reconhecimento das virtudes heróicas, cinco Servos de Deus tornam-se Veneráveis:


– József Mindszenty, cardeal da Santa Igreja Romana, ex arcebispo de Esztergom e Primaz da Hungria; nascido em Csehimindszent (Hungria) a 29 de março de 1892 e falecido em Viena (Áustria) a 6 de Maio de 1975;


– Giovanni Battista Zuaboni, sacerdote diocesano, fundador do Instituto Secular Companhia da Sagrada Família; nascido em Vestone (Itália) a 24 de janeiro de 1880 e falecido em Brescia (Itália) a 12 de dezembro de 1939;


– Emanuele García Nieto, sacerdote professo da Companhia de Jesus, nascido em Macotera (Espanha) a 5 de abril de 1894 e falecido em Comillas (Espanha) a 13 de abril de 1974;


– Ir. Serafina Formai (nascida em Letizia), fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias da Feliz Mensagem; nasceu em Casola Lunigiana (Itália) no dia 28 de agosto de 1876 e morreu em Pontremoli (Itália) no dia 1º de junho de 1954;


– Maria Berenice Duque Hencker (Anna Giulia), fundadora da Congregação das Irmãs da Anunciação; nasceu em Salamina (Colômbia) a 14 de agosto de 1898 e morreu em Medellín (Colômbia) a 25 de julho de 1993